adjetivo Relacionado com o dinheiro, com a moeda em circulação: sistema monetário; valor monetário; pagamento monetário. substantivo masculino Numismática. Ação de colecionar moedas; essa coleção.
ITENS MONETÁRIOS são aqueles representados por dinheiro ou por direitos a serem recebidos e obrigações a serem liquidadas em dinheiro. ITENS NÃO MONETÁRIOS são aqueles representados por ativos e passivos que não serão recebidos ou liquidados em dinheiro.
MOnetarios é dinheiro em espécie ou no banco os não monetários são ativos que não dinheiro.
A economia monetária é um ramo da economia que apresenta o enquadramento para a análise da moeda nas suas funções como um meio de troca, reserva de valor e unidade de conta. Trata da forma como a moeda, por exemplo a moeda fiduciária, pode obter aceitação meramente por força da sua conveniência como um bem público.
O primeiro dinheiro do Brasil foi à moeda-mercadoria, e durante muito tempo o comércio foi feito por meio da troca de mercadorias, e isso continuou mesmo após a introdução da moeda de metal, sendo assim o início do Sistema Monetário Nacional.
De uma maneira bem prática a diferença entre a moeda funcional e a moeda de apresentação é que a moeda funcional é aquela representada pelo principal ambiente do negócio, ou seja, é definida em função do negócio e do ambiente em que ele está inserido, de acordo com critérios específicos, trata-se da moeda de em que as ...
Moeda de apresentação é a moeda na qual as Demonstrações Contábeis são apresentadas. 7.
Lucro Real. Quando uma pessoa jurídica tributada pelo lucro real, adotar para fins societários, moeda funcional diferente da moeda nacional, o lucro líquido do exercício para fins de determinar a base de cálculo do IRPJ e da CSLL, deverá ser obtido com base na escrituração contábil com base na moeda nacional.
Sobre as moedas funcional, estrangeria e de apresentação é correto afirmar que: A Moeda funcional é qualquer moeda seja nacional ou estrangeira.
A moeda funcional só pode ser alterada se ocorrerem mudanças nas transações, nos eventos e nas condições subjacentes que são relevantes para a entidade. Exemplo: Uma alteração na moeda que influencia fortemente os preços de venda de bens e serviços pode conduzir a uma alteração na moeda funcional da entidade.
Taxa corrente significa a taxa de câmbio em vigor na data do balanço que se pretenda converter. ... pois consiste em tomar todos os valores das demonstrações contábeis expressas em uma moeda e convertê-las pela taxa corrente de câmbio, apurando-se os valores correspondentes na outra moeda.
O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 02 – Efeitos nas Mudanças das Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis é como registrar transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil, registrar as variações cambiais dos ativos e passivos em moeda ...
Este Método da Taxa Corrente tem o seguinte procedimento de cálculo e contabilização:
4. Quanto ao reconhecimento inicial de operações em moeda estrangeira, é correto afirmar: a. deverá ser contabilizada pela moeda funcional mediante a taxa de câmbio do período imediatamente anterior; b. ... deverá ser contabilizada pela moeda funcional mediante a taxa de câmbio à vista, na data da transação.