Os músculos pterigóides são músculos da mastigação e auxiliam na movimentação da articulação temporomandibular. Para aprender sobre os demais músculos associados à esta função, acesse o link abaixo. A contração do pterigóide medial eleva a mandíbula (fechamento da boca) e a move para frente (protrusão).
O músculo pterigoideo lateral é um músculo da mastigação, localizado na cabeça. A Cabeça superior do músculo tem origem na face infratemporal e crista infratemporal da asa maior do osso esfenoide. A Cabeça inferior origina-se na face lateral da lâmina lateral do processo pterigoide.
É classificada como bicondilomeniscartrodia conjugada ou biginglimoartrodial composta. São duas superfícies ósseas envolvidas: no lado temporal, a superfície articular é a fossa mandibular, depressão côncava na porção escamosa do osso temporal; no lado mandibular, a articulação se dá pelo côndilo da mandíbula.
Concêntrica: quando o músculo se encurta e traciona outra estrutura, como um tendão; Excêntrica: quando ocorre o aumento do comprimento total do músculo durante a contração; Isométrica: utilizadas para estabilizar as articulações durante a movimentação de outras.
O músculo temporal é descrito como um músculo da mastigação, classificado como um músculo em leque, sendo citado normalmente o seu feixe superficial, com origem na fossa temporal e inserção no processo coronóide.