Também chamado de teste oral de tolerância à glicose, ele mostra de que maneira o açúcar atua no sangue após a ingestão de determinados alimentos. Além disso, também apresenta a velocidade em que os carboidratos são consumidos. Os médicos indicam que o teste de curva glicêmica seja realizado em jejum de 10 a 12 horas.
O exame de curva glicêmica não possui contraindicações e nem riscos. O preço do exame diabetes gestacional é bastante acessível, que varia, normalmente, entre R$ 30,00 (trinta reais) e R$ 40,00 (quarenta reais), dependendo da região do país e do laboratório.
O que é? um exame que pode ser solicitado pelo médico com o objetivo de auxiliar no diagnóstico de diabetes, pré-diabetes, resistência à insulina ou outras alterações relacionadas às células pancreáticas.
Assim como realizado em um paciente comum, a gestante deverá se apresentar em jejum de 8 horas. Será coletada uma quantidade de sangue e posteriormente uma dose de glicose deverá ser ingerida para realização de uma nova coleta de sangue.
Entre a 25ª e a 28ª semanas de gestação, seu médico deverá pedir o exame da curva glicêmica, principalmente se você ganhar muito peso repentinamente ou se o seu bebê tiver um crescimento maior que o normal para a idade gestacional (detectado em ultrasonografia).
- Este exame requer um jejum de oito horas (com exceção de água pura, que pode ser ingerida). Para crianças menores de 9 anos de idade que não consigam ficar esse período sem se alimentar, o tempo de jejum deve ser orientado pelo médico que solicitou o exame.
O exame de curva glicêmica em gestantes é solicitado para averiguar uma possível diabete tipo 2 ou diabete gestacional, que se apresenta durante a gravidez e desencadeia grandes riscos à mãe e ao bebê.
O teste oral de tolerância à glicose deverá ser realizado nas gestantes que apresentarem glicemia de jejum igual ou superior a 85 (90) mg/dl e inferior a 110mg/dl.
Os valores de referência (normais) ficam entre 65 a 92 miligramas de glicose por decilitro de sangue (mg/dL). O que significam resultados anormais: Valores entre 92 mg/dL e 100 mg/dL são considerados anormais próximos ao limite e devem ser repetidos em uma outra ocasião.
Na primeira consulta pré-natal, a gestante é submetida a um exame de glicemia em jejum. Caso o valor obtido seja igual ou superior a 126 mg/dL, esta mãe é considerada portadora de Diabetes tipo 2. Entretanto, se o resultado tiver valor entre 92 mg/dL e 126 mg/dL, é feito o diagnóstico de Diabetes mellitus gestacional.
O diabetes gestacional não controlado é fonte de muitas preocupações. Quando o bebê recebe grandes quantidades de glicose, acaba nascendo muito acima do peso, o que aumenta o risco de complicações no parto, chance de hipoglicemia neonatal e também de desenvolvimento de obesidade na idade adulta.
Caracterizado pelo aumento dos níveis de glicose no sangue durante a gravidez, o diabetes gestacional pode trazer complicações à saúde da mulher e do bebê. Entre seus desdobramentos, estão prejuízos aos rins e hipertensão. Aproveite a proximidade do Dia Internacional da Mulher para conhecê-lo.
A diabetes pré-gestacional, como é chamada o tipo que acontece logo na fertilização, pode causar complicações severas ao bebê, como retardo no crescimento e problemas congênitos, caso não seja tratada desde o início. No caso da mãe, a alta taxa de glicose no sangue pode favorecer o aparecimento de infecções.
O Que Não Comer na Diabetes Gestacional?
MITO: A pessoa com diabetes não pode comer pão francês, cuscuz ou tapioca, tem que trocar tudo por biscoitos tipo água e sal ou cream cracker.
Visão geral. Pessoas com diabetes podem incluir ovos como parte de uma dieta saudável. Pesquisas mostram que comer ovos com moderação não deve afetar negativamente o risco de doença cardíaca, e pode melhorar os níveis de glicose no sangue em jejum.
Mulheres com Diabetes Gestacional devem tentar comer alimentos magros e ricos em proteína, tais como:
Além da alimentação balanceada, com proteínas, vitaminas e minerais, a prática de atividades físicas regulares, como caminhada e outros exercícios, o acompanhamento do peso no mínimo a cada 30 dias e a orientação médica são essenciais para prevenir ou controlar o diabetes gestacional.
7 remédios naturais para baixar a glicose