Portanto, não é correto pronunciar o a craseado como aa. Não obstante, encontram-se, no Brasil, pessoas instruídas que assim pronunciam, sem consciência do hiperurbanismo que cometem. (Hiperurbanismo é ultracorreção, ou seja, erro que resulta da preocupação desorientada de acertar.)
Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.
- O (a, os, as) são pronomes demonstrativos quando se referem à aquele (s), aquela (s), aquilo, isso. - Mesmo e próprio, pronomes demonstrativos, designam um termo igual a outro que já ocorreu no discurso. As reclamações ao síndico não se alteram: são sempre as mesmas. *são usados como reforço dos pronomes pessoais.
O pronome demonstrativo aquele deve ser usado quando o objeto ou ser que está sendo referido está longe da pessoa que fala e da pessoa a quem se fala. Também deve ser usado para indicar um passado distante ou para referir algo que foi mencionado com uma grande distância no discurso.
Este, esta, isto são usados quando o que se refere está próximo ao locutor (aquele que fala). Esse, essa, isso são usados quando o que se refere está longe do locutor e próximo ao interlocutor (aquele com quem se fala/ aquele que escuta). Aquele, aquela, aquilo são usados quando o que se refere está longe de ambos.
Pronomes demonstrativos são aqueles que situam pessoas ou coisas em relação às três pessoas do discurso. Essa localização pode se dar no tempo, no espaço ou no próprio texto. Exemplo: Você deveria ouvir este disco de vinil.
Resposta. c) o pronome demonstrativo *nessa* foi empregado para se referir na epoca passada. E o pronome demostrativo *esses* foi empregado para se referir a todos os animais.
Resposta. 1- Naquele. 2- Pois o objeto está longe da pessoa.
Pronomes Possessivos