O Seis Sigma (ou Six Sigma, em inglês) é uma ferramenta internacionalmente reconhecida e amplamente utilizada para identificar e implementar melhorias nos processos internos de uma empresa, garantir custos de operação menores e, consequentemente, aumentar os lucros.
Dessa forma, a metodologia é compostas por cinco passos que são sintetizadas na sigla DMAIC (definir, mensurar, analisar, implementar e controlar).
As cinco etapas essenciais para o planejamento e execução da metodologia Six Sigma. Definir: determinar as principais necessidades da empresa e os pontos mais importantes para a qualidade dos processos envolvidos no negócio. Mensurar: medir e avaliar o desempenho destes processos.
O DMAIC é peça chave para colocar em prática projetos de Lean Seis Sigma, já que ele irá ajudar sua equipe a escolher o caminho certo, com uma melhor visão dos dados e o que fazer em seguida. Os principais objetivos do método DMAIC são: Melhorar processos e a gestão da empresa.
Os cinco passos simples – Definir, Medir, Analisar, Implementar e Controlar – propostos pelo projeto DMAIC são responsáveis por diminuir desperdícios, evitar erros, aumentar a produtividade e melhorar os processos de uma empresa.
A fase de definição é o diagnóstico de todos os fatores envolvidos nas causas e soluções para o obstáculo. É necessário buscar as respostas trabalhando com dados preferencialmente quantitativos. No caso da abertura de uma empresa, por exemplo, é possível analisar os seguintes itens: Dados internos e financeiros.
Muito utilizado em metodologias Seis Sigma, o SIPOC é uma ferramenta utilizada para mapear processos. Com ele, é possível esclarecer melhor as etapas do processo, definindo e formalizando diversos fatores que impactam diretamente na execução do trabalho.
Matriz SIPOC: dicas para preencher
Na melhoria de processos, um SIPOC (às vezes COPIS) é uma ferramenta que resume as entradas e saídas de um ou mais processos em forma de tabela. A sigla SIPOC significa suppliers (fornecedores), inputs (entradas), process (processo), outputs (saídas) e customers (clientes), que formam as colunas da tabela.
Confira essas etapas:
Como mapear processos passo a passo
Como fazer o mapeamento de processos passo a passo:
O Mapa do Processo é uma representação gráfica, sequencial e detalhada do processo que apresenta informações operacionais e administrativas das atividades de um processo, com o objetivo de analisar todos os seus parâmetros, sejam eles controláveis ou não.