Pode-se dizer que a membrana plasmática é semipermeável pelo simples fato de que essa estrutura possui como principal característica a permeabilidade seletiva.
Através da permeabilidade seletiva, a membrana plasmática seleciona as substâncias que devem entrar e sair da célula. Podemos dizer que a membrana atua como um filtro, permitindo a passagem de substâncias pequenas e impedindo ou dificultando a passagem de substâncias de grande porte.
A permeabilidade seletiva da membrana plasmática controla quem pode ou não entrar na célula, deixando passar livremente gases e moléculas pequenas. Sem essa seleção, qualquer tipo de organismo ou substância poderia entrar na célula, podendo provocar reações tóxicas, lise (quebra) da célula e consequentemente sua morte.
As membranas presentes nos seres vivos são denominadas biomembranas. As biomembranas são fluidos bidimensionais, constituídos por uma bicamada lipídica, com espessura média de 5 nm, e proteínas associadas. ... As membranas internas formam o sistema de endomembranas.
Resposta: o transporte passivo em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose. Na difusão simples, moléculas e íons são transportados de forma natural do local onde estão em maior concentração para o local onde se apresentam em menor quantidade.
O transporte passivo é o tipo de transporte de substâncias através da membrana plasmática que ocorre sem gasto de energia. Não há gasto de energia porque as substâncias deslocam-se naturalmente do meio mais concentrado para o menos concentrado, ou seja, a favor do gradiente de concentração.
O transporte ativo (AO 1945: transporte activo) é o tráfego de moléculas através da membrana plasmática, contra o gradiente de concentração, mediado por proteínas específicas transportadores e com a mobilização de energia celular geralmente resultante da hidrólise de ATP (trifosfato de adenosina).
Foi considerado transporte ativo o ato de caminhar, pedalar ou usar skate no deslocamento para a escola.
O transporte ativo é o nome dado ao tráfego de substâncias através da membrana plasmática, contra o gradiente de concentração, mediado por proteínas específicas transportadores e com a mobilização de energia celular geralmente resultante da hidrólise de ATP (trifosfato de adenosina.