O fotômetro é um aparelho utilizado na fotografia e no cinema para medir a intensidade da luz, podendo assim o profissional ajustar a câmera às suas necessidades e conseguir bons filmes ou imagens. ... A escala de medição pode variar entre -2EV e +2EV. O ponto 0EV indica a exposição ideal.
Coloque sua câmera no modo manual; Você precisará ajustar três variáveis primeiro: A abertura do diafragma, a ISO e a velocidade do obturador. Comece com a abertura desejada, e depois configure a ISO. Ao configurar a velocidade do obturador, você pode observar o indicador na escala do fotômetro se movendo.
A fotometragem é a maneira pela qual a sua câmera determina a abertura e velocidade no momento em que uma foto é feita, baseando-se nas condições de luz e o ISO. Os modos de fotometragem normalmente incluem: parcial, por zona, matricial, evaluativa, com peso no centro e fotometragem pontual.
Os modos de medição são matricial, parcial, pontual e ponderado. O modo matricial, que leva em consideração toda a imagem, é propício para quando todas as áreas da foto devem ficar em equilíbrio de luminosidade. ... Medição pontual é quando apenas uma pequena área no centro da imagem é avaliada para a fotometria.
Existem dois tipos de medição de luz:
Com base no resultado da medição, a câmera calcula automaticamente a combinação de exposição correta a ser usada para obter uma imagem exposta corretamente. ...
Escolha o modo, desligue o flash e dimunua o ISO para no máximo 100. Dessa forma, a câmera vai ser “obrigada” a diminuir a velocidade do obturador automaticamente. Já os modelos semiprofissionais oferecem o controle do tempo de exposição.
Cada ponto de luz indica que a quantidade de luz foi duplicada ou dividida ao meio. Por exemplo, quando você acrescenta um ponto de luz a exposição, passando de 0 a 1, a imagem ficará com o dobro de luz padrão. Agora, se você passa do 0 para o -1, a imagem passará a ter metade da luz de exposição padrão.
Na fotografia digital, o ISO mede a sensibilidade do sensor de imagem. Quanto menor o número, menor é a sensibilidade do sensor e, por isso, será necessária quantidade maior de luz para a foto. Então, ao aumentar o ISO em um ambiente de pouca luz, essa quantidade necessária para uma foto clara diminui.
Por padrão, a maioria das câmeras usa valores ISO entre 100 e 200. Elas representam baixa sensibilidade à luz e são mais adequadas para fotografar com luz do dia, ou em ambientes bem iluminados a noite. Mas as coisas complicam quando as condições de iluminação não são mais ideais.
Como usar a sensibilidade ISO na câmera do smartphone
Como fotografar em ambientes fechados
Daremos algumas das mais importantes dicas para obter um bom resultado final.
Como tirar boas fotos com uma iluminação ruim?
Para evitar uma sombra dura use um difusor de flash. Você pode criar um difusor de flash adicionando ao flash da câmera uma fita branca ou um plástico branco. Desta forma a luz vai ser igualmente distribuída e de uma forma mais suave em todas as partes do objeto ao invés de ficar centralizada em um único ponto.
Conheça dicas sobre iluminação para fotografar melhor pessoas e objetos
Muitos fotógrafos usam difusores e refletores para obter mais luz ao fotografar com luz natural. A luz natural é melhor usada para fotografias de produtos e alimentos feitas em áreas ou locais com fonte de luz natural forte e ininterrupta (ou seja, boas condições climáticas ou durante o dia).
Mas para tirar uma boa foto bonita e suave, os horários ideais para fotografar são a manhã e o final de tarde. Caso você opte por fazer a fotografia em uma sombra, A Luz mais intensa pode funcionar para tirar uma boa foto, já que o objeto não estará recebendo a iluminação diretamente.
A principal recomendação para tirar uma boa foto com pouca luz é usar o ISO mais alto da sua câmera. Isso diminui o tempo de disparo, já que mais luz será captada pelo sensor. No entanto, ao selecionar um ISO maior, você precisará lidar com um efeito colateral: a maior sensibilidade.
Conheça dicas sobre iluminação para fotografar melhor pessoas e objetos
Para criar uma boa iluminação para as suas fotos, você precisa seguir alguns pontos principais. O primeiro deles é fotografar nos melhores horários do dia se você for utilizar a luz natural ou ambiente. Opte por momentos do dia em que a iluminação natural favoreça o seu clique.
Não que você precise ir no banheiro ou na lavanderia para fazer suas fotos, mas prefira a luz LED ou eletrônica branca (fria), mais próxima da luz solar. Muitos celulares já conseguem diminuir a intensidade do amarelo das lâmpadas, mesmo no automático.
COMO FAZER:
O ideal é que você tenha uma câmera boa e um bom microfone para captar o áudio separadamente. Na hora de escolher uma câmera, para gravar bons vídeos caseiros você deve analisar a resolução. Ou seja, para vídeos não serve olhar a quantidade de megapixels da câmera, já que essa medida é apenas para fotos.
Você vai precisar de:
É só você adaptar o flash na base do softbox....Atenção aos materiais que você precisará e poderá encontrar na sua própria casa, reutilizando tudo para economizar: