A importância dos recifes de corais consiste no fato de que estes ambientes dão suporte e abrigo a uma variedade de comunidades marinhas, muitas delas de interesse econômico direto, como os peixes, os polvos, as lagostas, os camarões, as algas, entre outros, servindo de habitat para mais de 25% de toda vida marinha.
Por sua biodiversidade, a importância dos corais é fundamental para a vida marinha. Eles são como as florestas tropicais para a fauna e flora mundiais. Não há nada que se compare aos corais no mar. Cerca de 1/4 de todas as espécies de peixes dependem deles para sobreviver.
→ Importância dos recifes de coral Os recifes de coral são ecossistemas ricos em biodiversidade, servindo de local para reprodução e alimentação de muitas espécies. ... Não podemos nos esquecer ainda de que os recifes contribuem para a proteção da região costeira contra a ação do mar.
Os recifes de coral são formados pelo acúmulo de animais marinhos e de certas algas. Com o tempo, em condições favoráveis, um recife de coral pode transformar-se numa ilha ou, pelo menos, em um atol.
Os corais são classificados na classe Anthozoa, eles tem estrutura externa de composição calcária e as algas são da classe Cyanobacterias, elas são integrantes da classe protoctista vivem em ambientes úmidos, podem ser multicelulares, possuem cloropasto.
O coral nada mais é que um pequeno animal marinho, que vive em colônias – geralmente em mares de temperatura mais amena, como nas regiões tropicais e subtropicais. ... Após sua morte, novas colônias desenvolvem-se sobre essa estrutura rígida, formando, com o tempo, os paredões calcáreos que chamamos de recife.
Os corais são animais cnidários da classe Anthozoa pequenos e muito frágeis que utilizam carbonato de cálcio da água para construir um exoesqueleto duro. Podem ser solitários, mas são principalmente coloniais e cada indivíduo em uma colônia de coral é chamado de pólipo.
Costa dos Corais do Alagoas Para a sorte de nós, brasileiros, uma das maiores e mais marcantes barreiras de corais do mundo fica no Brasil, no estado do Alagoas. São cerca de 135 km de corais que abrigam uma diversidade de peixes e outros animais marinhos.
Grande Barreira de Coral da Austrália
No Brasil, os recifes de coral estão distribuídos ao longo de 3.
A Grande Barreira de Coral Australiana é uma imensa faixa de corais composta por cerca de 2 900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral, situada entre as praias do nordeste da Austrália e Papua-Nova Guiné, que possui 2.
A Grande Barreira de Coral se localiza no mar de Coral, na costa nordeste da Austrália. Ela tem uma extensão de 2 mil quilômetros, de norte a sul. Vista aérea da Grande Barreira de Coral, na costa nordeste da Austrália. A Grande Barreira de Coral é uma atração turística e um ambiente marinho protegido.
Abriga uma imensa biodiversidade 1.