Coloque os horários das suas obrigações, estudos, imprevistos, lazer e diversas outras atividades. Tenha esse cronograma no papel ou em uma planilha do Excel e vá monitorando seu rendimento. Lembre-se: ele não precisa ser fixo e sempre deve ser alterado para se adaptar à sua rotina.
As disciplinas do curso de Medicina
9+ dicas rápidas para estudar para Medicina da forma correta
No geral, as matérias mais cobradas nos vestibulares de medicina são: Português, Matemática, Biologia e Química. No entanto, é possível que todas as disciplinas sejam cobradas nas duas fases, como é o caso do vestibular da FUVEST.
Assim como no ProUni, há algumas exigências de renda, escolaridade e desempenho no Enem (nota geral acima de 450 e acima de zero na redação). Em Medicina, a nota de corte média é de 754,78 pontos, com máximo de 831 e mínimo de 720.
O número de acertos para conquistar a vaga no curso de medicina deve circular entre 38 – 42 questões. Isso lhe dará uma pontuação média de 720 – 780 pontos. Por último, em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, vale acertar a mesma quantidade que na prova de Ciências Humanas, ou seja, entre 38 – 42 questões.
Você quer cursar medicina, direito ou engenharia? Saiba que para medicina a nota de corte pode passar de 800 pontos. Já Para Engenharia Elétrica e Eng. Mecânica alcançam de 730 a 790 pontos.
Menores notas de corte de Medicina
Menor nota de corte medicina
Cursos com menores notas de corte: Sisu Os cursos com menores notas de corte no Sisu são: 700 a 750 pontos: Arquitetura, Administração, Matemática, Nutrição, Jornalismo e engenharias. 651 a 699 pontos: Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Pedagogia e Fonoaudiologia.
A partir do primeiro semestre de 2021, a nota na prova de redação do Enem passa a ser igual ou superior a 400 pontos para o Fies. A partir do segundo semestre de 2020, o Fies não apresenta mais critério de renda....
Engenharia Civil: 450 a 735 pontos. Engenharia de Produção: 450 a 720 pontos. Engenharia Elétrica: 450 a 700 pontos. Farmácia: 450 a 700 pontos.
A partir de 300 pontos, por exemplo, é possível ingressar em universidades como a Cruzeiro do Sul Virtual e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). De acordo com seu desempenho no Enem, também pode conseguir uma bolsa de estudos parcial ou integral.
Para chegar nessa pontuação é preciso somar o resultado de cada área do conhecimento do Enem, além disso, caso a redação tenha sido zerada o candidato fica impossibilitado de se inscrever, mesmo que tenha conseguido os 450 pontos nas provas objetivas.
Quem erra tudo não tira zero. Quem acerta todas não tira dez. E, quem chuta todas pode passar dos 450 pontos numa prova objetiva. Veja abaixo.
A prova objetiva do Enem, que contém 180 questões, vale no total 1000 pontos, porém essa pontuação não pode ser dividida pelo número de questões, uma vez que cada uma delas é avaliada de acordo com o TRI (Teoria de Resposta ao Item).
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 45 questões. Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões. Matemática e suas Tecnologias: 45 questões.
25 questões
A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.
Outro aluno deu a resposta correta para 15 questões de Matemática (33% das 45 questões) e ficou com 573 pontos (mais do que a média de 518). “Alunos que acertaram 20 questões (menos da metade da prova), já conseguiram nota acima de 700 pontos”, diz Alvarez.
A média geral para conseguir entrar em Engenharia pelo Sisu é de mais ou menos 680 pontos no Enem. Em algumas instituições a nota chega a ultrapassar os 800 pontos, chegando a 830. Nas engenharias menos procuradas a nota de corte pode até dar uma aliviada, mas raramente é menor que 600 pontos.