O que são conjuntos numéricos?
Aqui estão alguns símbolos matemáticos.
A relação entre um ELEMENTO e um CONJUNTO é chamada relação de pertinência. Para mostrar que um elemento pertence a um conjunto, usamos o símbolo ∈ (Pertence). E, para indicar que um elemento não pertence a um conjunto, usamos o símbolo ∉ (Não Pertence).
Lembre-se de que um conjunto está contido no outro se cada um dos seus elementos também pertence ao outro conjunto. Neste caso, cada elemento do conjunto pertence também ao conjunto , dizemos então que está contido em , ou que é subconjunto de .
Não pertence (∉): esse seria o contrário do símbolo anterior, ou seja, serve para quando um elemento não pertence a um determinado conjunto; Símbolo de contido (⊂) e contém (⊃): se o conjunto A é subconjunto do conjunto B, dizemos que A está contido em B (A ⊂ B) ou ainda que B contém A (B ⊃ A).
O símbolo 1 é chamado de sinal de inclusão. A relação de inclusão, como dito anteriormente, só existe entre conjuntos. Entre um elemento e um conjunto, a relação usada deve ser é a de pertinência. O símbolo 2 é o sinal de inclusão cortado.
Dentro desse universo, podemos apontar os seguintes símbolos da acessibilidade:
Propriedades da Relação de Inclusão Dados quaisquer conjuntos A, B e C tem-se: P1: Reflexividade: A ⊂ A; P2: Anti-Simetria: se A ⊂ B e B ⊂ A então A = B; P3: Transitividade: se A ⊂ B e B ⊂ C então A ⊂ C.
Quando um elemento está em um conjunto, dizemos que ele pertence a esse conjunto. Já entre conjuntos, é errado usar a relação de pertinência. ... Assim, utilizamos as relações de inclusão.
Em matemática, a função inclusão é uma função que dá como imagem de cada objecto o próprio objecto. Quando o domínio coincide com o contradomínio chama-se função identidade.
1. SUBCONJUNTOS. Um conjunto A é subconjunto de um conjunto B se todo elemento de A é também elemento de B. Em outras palavras, podemos dizer que um certo conjunto A é subconjunto de um conjunto B, se todos os elementos que pertencem à A, também pertencerem ao conjunto B.
Os subconjuntos dos números naturais são conjuntos que agrupam números naturais que possuem alguma característica em comum. O conjunto dos números naturais é composto por todos os números inteiros positivos e o zero. ... Um subconjunto é a reunião de alguns dos elementos de um determinado conjunto.
conjunto cujos elementos pertencem também ao conjunto dado; parte de outro conjunto (para exprimir que A é subconjunto de B, escreve-se A ⊂ B ou A ⊆ B)
(Definição) Um subconjunto de A é qualquer outro conjunto em que todos os seus elementos também pertencem a A. Para indicar esta relação de inclusão, usamos os seguintes símbolos: ⊂: está contido.
Significado de Contido adjetivo Que está enquadrado ou imerso dentro de algo e não ultrapassa seus limites: a água está contida na garrafa. Que não se manifesta, não se desenvolve, reprimido, cometido.
Chamamos de Números Reais o conjunto de elementos, representado pela letra maiúscula R, que inclui os: Números Naturais (N): N = {0, 1, 2, 3, 4, 5,...} Números Inteiros (Z): Z= {..., -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3,...} Números Racionais (Q): Q = {...,1/2, 3/4, –5/4...}
Z{ -4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4,5.... Não são número pertencentes ao conjuntos dos inteiros: 0,7, 1/2...
Exemplo: ½ ou 0,5. Por esse motivo, o conjunto estará representado da seguinte maneira: N⊂Z. Onde lê-se que o conjunto dos números naturais está inserido nos números inteiros.
O conjunto númerico dos naturais que é representado pela letra maiúscula N, é escrito na forma : (0, 1, 2, 3, 4, ...) ... Logo, é possível perceber que há mais elementos no conjunto dos inteiros "Z".
números irracionais