Para facilitar a circulação até o box, considere a medida de 60 cm como distância entre a bacia sanitária e a parede da frente. Outra medida importante é a distância lateral entre a bacia e outros itens fixos.
No caso da caixa acoplada, é importante deixar uma distância de, no mínimo, 29,5 cm do centro do cotovelo até a parede.
Independentemente do formato de mesa de jantar que você escolher, é preciso que ela fique a, no mínimo, 70 cm da parede ou de qualquer outro móvel, e a medida ideal dessa distância é entre 1,10 m e 1,20 m.
o vaso sanitário deve usar tubos de 100 mm; lembre-se de criar o caimento correto para escoar a água.
Vaso sanitário de caixa acoplada: Ponto de água no chão, o centro do cano deve estar afastado de 0,30 a 0,35m da parede – depende do modelo do vaso sanitário. Pia da cozinha: 0,50m a 0,60m do piso. Máquina de lavar louça: 0,60m do piso.
40mm
Dicas e truques
Os cadeirantes dizem que o mais importante para o vaso sanitário é prestar atenção na altura. Ou seja, o vaso deve ter a mesma altura da cadeira, para facilitar a transferência. Isso equivale a cerca de 46 cm. Se for preciso, basta instalar o vaso sobre uma base de cimento para aumentar a altura.
Aprenda como adaptar o banheiro às necessidades de segurança do idoso e diminua o risco de acidentes.
Barras de apoio são fundamentais para a movimentação do cadeirante em um banheiro acessível. Mas onde colocá-las especificamente? Elas devem ficar ao lado do vaso sanitário, na pia e no boxe.
Para adaptar, é preciso observar a estrutura do apartamento Para quem tem a mobilidade reduzida, é muito importante observar a estrutura do imóvel, que precisa ter, no mínimo, 80 cm livres em cada vão de porta. Isso, claro, para cadeiras com estrutura simplificada.
Como é a vida do cadeirante e de que forma superar os desafios?