Tapazol® é indicado para o tratamento do hipertireoidismo (funcionamento aumentado da tireoide).
Dor epigástrica (dor no estômago), artralgia (dor nas articulações), parestesia (sensação de frio, calor, formigamento, pressão), perda do paladar, perda anormal do cabelo, mialgia (dores musculares), prurido (coceira), sonolência, neurite (inflamação do nervo), edema (inchaço), vertigem, pigmentação da pele, icterícia ...
Este medicamento deve ser administrado somente pela via recomendada (via oral) para evitar riscos desnecessários. Tapazol é administrado por via oral, em dose única diária ou em 3 doses iguais a intervalos de aproximadamente 8 horas.
O tapazol não engorda! Contudo, como controlará o hipertireoidismo, que muitas vezes provoca emagrecimento, haverá uma tendência ao retorno do seu peso habitual, ou seja, antes de ter a doença.
Em geral, o efeito começa com uma semana. A reavaliação com exames é realizada após 1 mês utilizando a medicação. A melhora dos sintomas adrenérgicos (taquicardia, palpitações tremores de extremidades...) geralmente demoram 2 semanas para começarem a melhorar.
Tapazol é um medicamento que tem como substância ativa o Metimazol que serve para o tratamento da tireóide. Ele inibe a absorção de iodo e controla a produção excessiva de hormônios amenizando assim os sintomas do hipertireoidismo.
Em geral o tapazol é bem tolerado, mas deve sempre fazer o acompanhamento com seu Endocrinologista como provas laboratoriais para ajuste de dose e vigilância para possíveis efeitos colaterais e reações adversas!
No caso em específico do Tapazol, a suspensão inadvertida poderá ocasionar o retorno dos sintomas relacionados ao excesso de hormônio tireoidiano, tais como: fadiga, sudorese excessiva, palpitação, insônia e irritabilidade. Portanto, é recomendado uma avaliação médica.