moluscos
Partindo desde a alimentação herbívora à carnívora, os platelmintos possuem diversos tipos de alimentação. No caso dos vermes a alimentação ocorre de acordo com a parte do corpo do hospedeiro que estão. Os animais de vida livre se alimentam de pequenos organismos e vermes de pequeno porte.
O sistema excretor dos nematelmintos, ou nematódeos, é composto por dois canais longitudinais, os renetes (formato de “H”). Os resíduos de seu metabolismo são eliminados do organismo através do líquido existente em seu pseudoceloma, por meio de dois tubos conectados por um menor, transversal.
O sistema excretor é formado por estruturas chamadas de renetes. Esses renetes podem ser de vários tipos, sendo que o mais comum é uma célula na forma da letra H que percorre todo o corpo do nematódeo. As excreções são eliminadas para o meio externo através do poro excretor.
Nematoides são vermes de tamanhos bastante variáveis e geralmente abundantes no solo e na água. Muitas vezes são parasitas de animais, insetos e também de plantas. Os parasitas de animais chegam a atingir vários centímetros de comprimento, enquanto os de plantas medem de 0,3 a três milímetros.
Como identificar a presença de nematoides na lavoura O sintoma de ataque em reboleira é um dos pontos-chave para identificar que pode haver nematoides na sua lavoura. O baixo vigor, pouco desenvolvimento da parte aérea das planta e a clorose das folhas são característicos.
Geralmente, causam lesões nas raízes, que servem de porta de entrada para bactérias e fungos, capazes de causar necroses e podridões. Além disso, a ação do nematoide na planta pode ocasionar outras doenças radiculares, pois os ferimentos gerados nas raízes facilitam a infecção por fungos e bactérias presentes no solo.
Uma das maneiras mais eficientes para prevenção e controle de nematoides, é a manutenção na nutrição do solo, ou seja, utilizar-se de adubos orgânicos como esterco, torta de mamona e cobertura vegetal para suprir as necessidades do solo e assim proporcionar plantas mais fortes e mais resistentes.
Os nematóides mais importantes são: Meloidogyne, Heterodera, Globodera, Pratylenchus, Rodopholus, Rotylenchulus, Nacobbus e Tylenchulus. Esses parasitas têm um estilete bucal que, além de retirar substâncias nutritivas das plantas, viabilizam a injeção de substâncias tóxicas no interior da célula vegetal.
Nematoda (nematódeos), nematelmintos, ou ainda nematelmintas, são um filo de animais cilíndricos espetacularmente alongados. São animais triblásticos, protostômios, pseudocelomados. Seu corpo cilíndrico, alongado e não segmentado exibe simetria bilateral.
Doenças Causadas por Nematelmintos: Enterobiose ou Oxiuríase: Parasita - Enterobius vermiculares Sintomas - Prurido anal Transmissão - alimentos contaminados e auto infestação.
Costuma-se dividir os nematóides em três grupos, quanto ao modo de vida ou hábito alimentar: i) de vida livre: compreende as espécies que se alimentam de fungos (= micófagas), de bactérias (bacteriófagas), de algas (algívoras), de nematóides (= nematófagas) ou de outros invertebrados microscópicos; aqui devem estar ...