Para ele, a solidariedade mecânica é fundamentada nas tradições, nos hábitos e na moral; características muito presentes em sociedades pré-capitalistas. Já a solidariedade orgânica é baseada na interdependência gerada pela especialização do trabalho no modo de produção capitalista.
As duas formas de consciências são solidárias e, mesmo que distintas, são ligadas uma à outra, possibilitando a ligação do indivíduo à sociedade. Para Durkheim, há dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica.
Resposta. Ocasionava o enfraquecimento da solidariedade: C) Pela especialização de tarefas e a crescente diferenciação social. Para Durkheim a especialização do trabalho leva a desigualdades na sociedade, e e isso cria a diferenciação social, esses três fatores levam ao enfraquecimento da solidariedade.
A consciência coletiva constitui o "conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade, formando um sistema determinado com vida própria". A consciência coletiva é capaz de coagir ou constranger os indivíduos a se comportarem de acordo com as regras de conduta prevalecentes.
Resposta. Resposta: Na presença dessa divisão de papéis que cada indivíduo exerce que é característica da sociedade moderna, um novo tipo de vínculo social se estabelece entre indivíduos: a solidariedade orgânica.
Resposta: A Obra se chama As Regras dos Métodos Sociológicos.
Divisão do trabalho corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e otimizar a produção industrial. Esse processo produz eficiência e rapidez ao sistema produtivo.
A divisão do trabalho foi importante para aumentar a produtividade no contexto da Revolução Industrial, criando a linha de montagem e a racionalização da produção.
O que e a divisão natural do trabalho?? É aquela que define-se de acordo com aptidões e conhecimentos (dons) de cada indivíduo, sendo uma divisão que ocorre naturalmente de acordo com as necessidades que uma comunidade exige.
O período paleolítico, o maior da Pré-História, é aquele em que os seres humanos eram completamente nômades, mudando-se de tempos em tempos quando os recursos se tornavam escassos. O trabalho era dividido, à época, de forma rudimentar e por gênero: os homens caçavam e as mulheres colhiam frutas e cuidavam das crianças.
Pode-se dividir a história do trabalho mediante modo de produção que o ser humano desenvolveu através do tempo, que são os chamados regimes de trabalho: primitivo, escravo, feudal, capitalista e comunista.