A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras.
Portanto, a interdisciplinaridade na escola é uma extensão do que acontece na vida. Embora o conceito de interdisciplinaridade seja conhecido pelos educadores há décadas, nem sempre é fácil aplicá-lo em sala de aula, mesmo porque, isso depende da metodologia adotada pela escola.
A proposta interdisciplinar será justificada por uma reflexão teórica que explique por que a escola deve ter um currículo interdisciplinar. ... Mas esse potencial — essa capacidade — só se desenvolverá na interação com o mundo, na experimentação com o objeto de conhecimento, na reflexão sobre a ação.
O trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos, destes com os professores, sem falar na experiência e no convívio grupal. Partindo deste princípio é importante, ainda, repensar essa metodologia como uma forma de promover a união escolar em torno do objetivo comum de formação de indivíduos sociais.
A interdisciplinaridade na área da saúde configura-se como um avanço no caminho da quebra da ótica biocêntrica, que tem enfoque predominantemente no modelo funcionalista da saúde. Além disso, intervém na relação profissional-paciente, com significativa melhora no Page 6 51 atendimento e tratamento do paciente.
A ideia de Pedagogia de Projetos foi criada no início do século passado pelo estadunidense John Dewey. Este renomado educador tomou por base a concepção de que “educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura”.