EQST

O Que A Radiaço Pode Causar No Corpo Humano?

O que a radiação pode causar no corpo humano?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células.

Quais são as fontes naturais de radiação?

As radiações naturais são as existentes no meio em que vivemos; provêm da Terra e do espaço exterior. Na Terra há minerais que emitem radiações e do espaço exterior nos chegam as radiações provenientes do Sol e das estrelas. Entre as substâncias emissoras de radiações estão o urânio, o tório e o rádio.

O que é radiação natural e artificial?

Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente. Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.

Como foram descobertas as Radioatividades natural e artificial?

A radioatividade natural sempre existiu, mas só foi descoberta no ano de 1896, pelo físico francês Henry Becquerel (1852-1908). A prova concreta veio das manchas estampadas no filme e então Becquerel conclui que se tratava dos raios emitidos por sais de Urânio. ...

O que é radiação artificial?

A radioatividade artificial é produzida quando se bombardeiam certos núcleos com partículas apropriadas. Se a energia dessas partículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleo modificando-o, este, por ser instável, se desintegra posteriormente.

O que são radiações artificiais?

Uma reação de transmutação artificial ocorre quando núcleos estáveis de elementos naturais são bombardeados com diferentes partículas (alfa, beta, próton, nêutrons, etc.), transformando-se em núcleos de outro elemento químico.

Quais são os elementos radioativos naturais e artificiais?

Série radioativa Os elementos presentes nas séries naturais são os isótopos de: urânio, tório, rádio, protactínio, actínio, frâncio, radônio e polônio. Outros elementos que apresentam radioatividade, embora em mínima quantidade, na natureza são: trítio (hidrogênio com massa 3u), carbono-14 e potássio-40.

Quais são os elementos radioativos artificiais?

Elementos radioativos artificiais (transurânicos)

  • Netúnio (93Np)
  • Plutônio (94Pu)
  • Amerício (95Am)
  • Cúrio (96Cm)
  • Berquélio (97Bk)
  • Califórnio (98Cf)
  • Einstênio (99Es)
  • Férmio (100Fm)

O que são elementos radioativos naturais?

Os elementos radioativos naturais são aqueles em que todos os seus isótopos são radioativos e encontrados dessa forma na natureza.

O que são elementos radioativos exemplos?

Elementos radioativos são aqueles cujos átomos são capazes de emitir radiação (alfa, beta e gama) de forma espontânea a partir de seus núcleos instáveis. ... O elemento polônio, por exemplo, possui número atômico igual a 84 (possui 84 prótons em seu núcleo) e todos os seus isótopos são instáveis.

O que é um elemento instável?

Um núcleo é instável quando ele possui mais de 84 prótons (todos os elementos com número atômico (Z) igual ou superior a 84, isto é, do polônio em diante).

Quais elementos radioativos são aplicados nas usinas nucleares?

Urânio-235 : utilizado na fabricação de bombas atômicas e também como combustível em reatores de usina nuclear. Cobalto-60: utilizado no tratamento através de radioterapia em pacientes com câncer. Rádio-224 : assim como o cobalto—60, é utilizado em radioterapia em pacientes com câncer.

Qual é o elemento mais radioativo do mundo?

O polônio

Qual o elemento mais perigoso do mundo?

plutônio

Qual é o elemento mais raro do mundo?

ástato

O que é o polônio?

Significado de Polônio substantivo masculino Símbolo químico Po, é um elemento metálico radioativo, pertencente à série radioativa do urânio. Marie e Pierre Curie descobriram o elemento em 1898. O polônio ocorre naturalmente no minério uraninita. É produzido artificialmente pelo bombardeamento de bismuto com nêutrons.

Para que serve o polônio?

É utilizado normalmente como fonte de raios alfa para a pesquisa e a medicina, mas também, entre outras coisas, como fonte de calor nos veículos espaciais. O polônio foi o primeiro elemento descoberto, em 1898, pela física francesa de origem polonesa Marie Sklodowska-Curie, em colaboração com seu marido, Pierre Curie.

Porque o polônio e radioativo?

Por ser um emissor de partículas alfa, a radiação do elemento possui curto alcance, sendo incapaz de atravessar paredes. Na verdade, a radiação do polônio pode até mesmo ser interrompida por uma folha de papel ou pela camada de células mortas da nossa pele.

Quais as principais características do polônio?

Características principais Este elemento é radioativo, dissolvendo-se facilmente em ácidos diluídos, porém só é levemente solúvel em álcalis. É quimicamente semelhante ao bismuto e ao telúrio, sendo mais eletropositivo que o telúrio e o selênio, elementos da mesma família.

Quem descobriu o elemento polônio?

Marie Curie

Como o polônio foi descoberto?

1898

Porque o polônio tem esse nome?

O elemento químico polônio recebeu esse nome para homenagear o país de origem da cientista Marie Curie. Ele está presente, em quantidade diminutas, nos números de urânio. Sabendo que o número atômico do polônio é 84 e seu número de massa é 210, determine: a) O número de elétrons do polônio quando neutro.

O que é o que é urânio?

O urânio é um metal de coloração prateada, radioativo, denso, flexível e maleável. O elemento químico urânio (número atômico 92) possui três isótopos principais – urânio 234; urânio 235 (físsil, usado como combustível nuclear) e urânio 238.

O que é plutonio radioativo?

Plutônio é um metal actinídeo radioativo cujo um dos isótopos, plutônio-239, é um dos três isótopos físseis primariamente utilizados. Urânio-233 e Urânio-235 são os outros dois. ... Essa é a energia que faz do Pu-239 utilizável em armas nucleares e reatores nucleares.

O que é polônio em química?

O polônio é um elemento químico 400 vezes mais radioativo que o urânio. Ele foi descoberto pelo casal Curie, em 1898, em minérios de urânio.

Para que serve o Livermorio?

Não há utilização para o elemento Livermório devido a sua instabilidade, reduzido tempo de meia-vida e dificuldade de coleta. ... Trata-se um elemento artificial, radioativo, superpesado, provavelmente metálico, sólido e com aparência prateada. O elemento decai em 47 milisegundos com emissão de uma partícula alfa.