EQST

Qual A Diferença Entre Pnfigo E Penfigide?

Qual a diferença entre Pênfigo e penfigóide?

Clinicamente, o Pênfigo exibe erosões superficiais irregulares e ulcerações, podendo apresentar formação de vesículas ou bolhas que, após se romperem, deixam uma superfície desnuda e eritematosa. Já no Penfigóide, existe a presença de vesículas ou bolhas, que após ruptura formam uma área ulcerada dolorosa.

O que é penfigóide bolhosa?

O penfigoide bolhoso (PB) é uma doença autoimune crônica, autolimitada, com formação de bolhas e que acomete principalmente idosos. Sua ocorrência na população pediátrica é rara. Caracteriza-se por erupção vesicobolhosa generalizada, sendo as bolhas tensas, de conteúdo seroso ou hemático.

O que causa Pênfigo?

O pênfigo vulgar é uma doença autoimune rara e grave, na qual bolhas de diversos tamanhos surgem sobre a pele e o revestimento da boca e em outras membranas mucosas. O pênfigo vulgar ocorre quando o sistema imunológico ataca erroneamente as proteínas nas camadas superficiais da pele.

O que significa a doença pênfigo foliáceo?

O pênfigo foliáceo (PF) é uma doença cutânea bolhosa autoimune crônica, caracterizada em termos histopatológicos pela formação de bolhas intraepidérmicas com acantólise e, em imunológicos, pela circulação de autoanticorpos para a epiderme, que são responsáveis pelas lesões cutâneas.

O que é fogo selvagem e quais os sintomas?

A doença do fogo selvagem, chamada cientificamente de pênfigo, é uma doença autoimune rara em que o sistema imunológico produz anticorpos que atacam e destroem as células da pele e das mucosas como boca, nariz, garganta ou órgãos genitais, formando bolhas ou feridas que causam sensação de ardor, queimação e dor, sendo ...

Quais são as doenças autoimune?

Por isso, é importante realizar visitas regulares a um especialista para verificar o andamento da saúde.

  • Existem mais de 50 tipos de doenças autoimunes, as mais conhecidas são. Lúpus. ...
  • Artrite reumatoide. ...
  • Doença de Crohn. ...
  • Vitiligo. ...
  • Psoríase. ...
  • Diabetes tipo 1. ...
  • Esclerose múltipla. ...
  • Doença celíaca.

O que é uma imunossupressão?

A imunossupressão é, de forma muito simplificada, diminuir a atividade ou eficiência imunológica. Em muitas doenças auto imunes, por exemplo, a imunossupressão é importante para diminuir atividade da doença, e, por isso, as pessoas tomam medicamentos imunossupressores.

Quem tem imunodeficiência?

Pessoas que tem imunodeficiência desde a infância, indivíduos com doenças autoimunes, que tomam corticoides, ou paciente que tem a imunidade diminuída por causa de outra enfermidade, como o caso de transplantados que tomem imunossupressores, não devem tomar algumas vacinas.

Qual a diferença entre Imunodeficiencia primária e secundária?

1 – Tipos de imunodeficiências: - Primárias ou congênitas – defeitos gênicos que causam aumento da susceptibilidade às infecções, comumente manifestada na primeira infância. - Secundárias ou adquiridas – resultam de fatores extrínsecos: infecção, drogas, desnutrição, irradiação.

O que é a doença imunodeficiência primária?

A imunodeficiência primária, ou IDP, é uma situação em que há alterações em componentes do sistema imunológico, o que deixa a pessoa mais susceptível a diversas doenças, uma vez que o sistema imune não funciona corretamente.

Como diagnosticar Imunodeficiencia primária?

Avaliação. A história clínica e o exame físico do paciente são úteis, mas devem ser complementados com testes de função imunitária. Testes pré-natais estão disponíveis para muitas doenças e são indicados quando houver história familiar de imunodeficiência e seja identificada mutação em membros da família.

O que é imunodeficiência congênita?

A imunodeficiência congênita ou imunodeficiência congénita, também conhecida como imunodeficiência primária é uma imunodeficiência presente desde o nascimento. Algumas pessoas nascem com um sistema imunitário defeituoso.

Quais os fatores que podem desencadear o desenvolvimento de uma imunodeficiência adquirida?

Imunodeficiência secundária ou adquirida é a perda da função do sistema imune como resultado da exposição a agentes de doenças, fatores ambientais, imunosupressão ou envelhecimento. Infecções bacterianas, virais, por protozoários, helmínticas e por fungos podem levar a deficiências de células B, T, PMN e macrófagos.