EQST

Qual A Classificaço Das Constituiçes?

Qual a classificação das Constituições?

A Constituição Federal de 1988 classifica-se como promulgada, formal, analítica, dogmática, eclética (pragmática), dirigente, normativa (ou tendente a sê-la), rígida e escrita codificada.

Quanto à extensão as Constituições podem ser classificadas como?

Quanto à Extensão e à Finalidade – Podem ser: Sintéticas – Possuem por natureza apenas normas e princípios sintéticos de ordenamento do Estado; Analíticas – Muito mais abrangentes, abordam todos os assuntos relevantes, e até possivelmente “irrelevantes” à formação e ao funcionamento do Estado.

Quais as classificações da Constituição de 1988?

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 É: formal, escrita, promulgada, rígida, analítica, dirigente, dogmática, eclética, normativa, codificada e laica.

Quanto à estabilidade A Constituição Brasileira de 1988 pode ser classificada como?

7-) Quanto a estabilidade ou mutabilidade: a- Constituição flexível ou plástica: é aquela que pode ser modificada por um procedimento comum nas ordinárias ou somente com a evolução estatal. ... c- Constituição rígida: é aquela que permite a alteração por procedimento mais complexo do que o exigido para as leis ordinárias.

Quais os direitos da Constituição de 1988?

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Qual direito não está garantido na Constituição de 1988?

Resposta: Direito das forças policiais de praticarem a tortura para obter confissões. Explicação: Porque além de não ser um direito garantido na constituição de 1988, também é crime!১৯ মে, ২০২০

Quais são os direitos da Constituição?

Esses direitos são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Sua finalidade é a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social.

O que diz a Constituição Federal?

"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...)

É compatível com a Constituição Federal de 1988?

De acordo com entendimento dominante no Supremo Tribunal Federal, os dispositivos da Constituição de 1967 (com as alterações da Emenda no 1 de 1969), que não forem contrários à Constituição Federal de 1988, continuam válidos, mas ocupam posição hierárquica infraconstitucional legal.

Como citar a Constituição Federal 1988?

Referência da Constituição federal ou estadual BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

Como citar a Constituição Federal do Planalto?

Constituição da República Federativa do Brasil, de Brasília, 1988. Disponível em: