Glote é uma estrutura anatômica localizada na porção final da laringe com a função de saída e entrada de ar para os brônquios e pulmões, ajuda também na função fonatória uma vez que a prega vocal e vestibular localizam-se dentro dela.
Antes de engolir: Alinhar a cabeça e incliná-la para a frente. Esta posição bloqueia a laringe e aumenta o espaço para passagem dos alimentos para o esófago. Depois de engolir: Inclinar a cabeça para trás. Esta posição eleva a laringe e ajuda à progressão dos alimentos para o esófago.
A glote é constituída pelas cordas vocais e pela fenda entre elas (rima da glote) e é a porção mais estreita da laringe. Na glote descrevemos uma porção músculo-membranosa, anterior, e uma porção cartilagínea, posterior, formada pelo processo vocal das cartilagens aritenóideas.
A laringe está localizada na região anterior do nosso pescoço. Na laringe estão presentes três cartilagens pares e três cartilagens ímpares. As cartilagens ímpares são a tireoide, cricoide e epiglote, enquanto as pares são as aritenoides, cuneiformes e corniculadas.
A - A laringe é um tubo curto de cartilagem que conecta a faringe à traquéia e tem a função de dar passagem ao ar e de produzir a voz. B - A laringe é um órgão comum aos sistemas respiratório e digestório.
As cartilagens que constituem a laringe são:
A cartilagem tireoide, cartilagem tireóidea ou cartilagem tiroide ou cartilagem tiroideia é a maior das nove cartilagens que formam o esqueleto laríngeo, a estrutura cartilaginosa dentro e em volta da traqueia que contém a laringe. Está posicionada a nível de C4.
O osso hioide é um osso em forma de U que não se articula com nenhum outro osso, se localiza na parte anterior do pescoço e participa em funções importantes como deglutição, fala, mastigação e respiração. Para se manter estável, o osso hioide está suspenso por ligamentos, fascias e músculos.