EQST

Como Interpretar O Partograma?

Como interpretar o partograma?

O partograma compreende 4 partes, que devem ser preenchidas de hora em hora, ou quando a gestante for reavaliada.

  1. Identificação da paciente.
  2. Dilatação e altura do feto.
  3. Batimentos Fetais.
  4. Uso (ou não) de ocitocina, aspecto do líquido amniótico e aspecto da bolsa.

O que é o partograma?

O partograma consiste na representação gráfica do trabalho de parto e pode ser considerado um excelente recurso visual para analisar a dilatação cervical e a descida da apresentação, em relação ao tempo (2-3).

Qual é a importância do partograma?

O partograma serve como um”sistema precoce de aviso” e ajuda numa decisão antecipada em transferir, conduzir e finalizar o trabalho de parto. Ele também aumenta a qualidade e a regularidade de todas as observações da mãe e do feto, ajudando no reconhecimento precoce de problema com eles.

Quando se inicia o partograma?

Em nosso serviço, a abertura do partograma só é recomendada após os 06cm de dilatação. Na fase latente ou pródromos de trabalho de parto, utilizar a folha de evolução onde devem ser anotados dados clínicos obstétricos, bem como o motivo do internamento.

Quais são os 4 períodos do trabalho de parto?

Tal como a gravidez é muito pessoal, a duração do parto também varia muito: o primeiro demora uma média de 13 horas, enquanto que geralmente o segundo filho nasce mais rápido. O desenvolvimento do trabalho é dividido em quatro fases: fase de dilatação, fase de transição, fase de expulsão e secundinas.

Como traçar a linha de alerta no partograma?

O uso do partograma é recomendado pelo Ministério da Saúde do Brasil e pela FEBRASGO. LINHA DE ALERTA: traçada cruzando o quadrado abaixo da marca da dilatação, atravessando todos os quadrados na diagonal. LINHA DE AÇÃO: é traçada paralela 4 quadrados (horas) à direita da linha de alerta.

O que é período expulsivo prolongado?

Período expulsivo prolongado: Quando a descida da apresentação acontece de maneira muito lenta. 5. Parada secundária da descida: Caracteriza-se pela ausência de descida da apresentação em dois toques sucessivos com intervalo de 1 hora.

O que é período expulsivo?

O período expulsivo (também chamado de segunda fase) do trabalho de parto é a fase na qual a mãe faz força para o bebê nascer. Essa fase começa quando o colo do útero está completamente dilatado (10 cm) e termina com o nascimento do bebé.

Quanto tempo demora o período expulsivo?

Apenas 5% das mulheres têm período expulsivo superior à 2 ou 3 horas. Em geral, este período dura de 30 a 60 minutos e exige a presença de um profissional ao lado da mulher em tempo integral.

O que é trabalho de parto prolongado?

Trabalho de parto prolongado é a ocorrência de dilatação cervical ou descida fetal anormalmente lentas durante a fase ativa do trabalho de parto.

Quanto tempo pode durar o trabalho de parto?

Quanto tempo pode durar o trabalho de parto? O tempo de duração do trabalho de parto é bastante variável, mas geralmente é de 12 a 24 horas. Se considerarmos a fase dos pródromos do trabalho de parto (aquela aonde as contrações estão bem no começo), a duração pode ser até de alguns dias.

O que faz dilatar o colo do útero?

Diversas técnicas podem ser usadas para ajudar no afinamento e dilatação do colo do útero: Uma prostaglandina (como misoprostol) pode ser administrada por via vaginal. Um tubo fino e flexível (cateter) com um balão preso nele pode ser inserido no colo do útero.