Tratamentos para a desordem psicossomático
O termo “psicossomático” vem da junção de duas palavras de origem grega, psique, que significa alma, e soma, que significa corpo. Ou seja, é uma doença que tem origem na alma e no psicológico, mas também tem consequências físicas no corpo.
O termo psicossomático compreende toda perturbação somática resultante de um determinismo psicológico que intervém de modo constante na gênese da doença. Introduzido por Heinroth, no início do século XIX, traduz uma concepção dualista do homem e a influência recíproca de uma parte sobre a outra.
Mello Filho (1992) considera que a Psicossomática tem como objeto de estudo as relações entre a estrutura psicológica e as doenças que afetam o corpo e, a inter-relação entre mente/corpo para compreender o sentido da doença.
A Psicossomática é uma especialidade de medicina e da psicologia que estuda a relação psico–soma ou corpo-mente compreendendo o ser humano em sua totalidade, no adoecimento, na expressão dos sintomas e sinais da doença, na recuperação e cura, ocupando-se especialmente com o ser doente.
Psicossomatizar é um termo muito comum usado nos consultórios de psicologia para definir sintomas físicos que surgem nos pacientes, causados por situações emocionais que o paciente vive/ convive.
A medicina psicossomática estuda as relações do meio biopsicossocial do ser humano e sua relação com a saúde e a doença. A medicina psicossomática contribui de maneira muito importante para o cuidado de pacientes não só com doenças psiquiátricas, como outros comorbidades médicas de maneira geral (1).
Veja abaixo 51 sintomas que podem indicar um despertar espiritual.