Hidrocarbonetos alifáticos, especificamente, são hidrocarbonetos com átomos de carbono estruturais em cadeias abertas e fechadas (cíclicas), não aromáticas. Podem ser alcanos, alcenos, alcinos ou alcadienos, e ainda outras combinações, se as ligações entre esses átomos forem respectivamente simples, duplas ou triplas.
Cadeia fechada ou cíclica - quando há formação de um polígono regular, formando-se um ciclo, núcleo ou anel. As cadeias cíclicas podem ser aromáticas ou alicíclicas.
Alguns dos solventes polares mais conhecidos são: a água (solvente universal), o etanol e o ácido acético. Entretanto, o etanol (álcool etílico) é muitas vezes considerado bipolar por dissolver com facilidade substâncias orgânicas apolares.
Cetonas: a Acetona e a Ciclohexanona são exemplos desta categoria de solvente; Hidrocarbonetos: podem ser divididos em 4 tipos diferentes – hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos, aromáticos e os halogenados; Éteres: como o Etoxietanol e os Éter Etílico; Ésteres: como por exemplo o Acetato de Etila e de Metila.
Solvente: é a substância que pode dissolver outras substâncias, no caso o soluto, e formar soluções homogêneas. Exemplo: açúcar quando é dissolvido em água. Sendo o açúcar, o soluto e a água, o solvente.
Um solvente orgânico é uma substância química orgânica, que apresenta certa volatilidade e solubilidade, sendo utilizadas como diluentes, dispersantes ou solubilizante. Didaticamente são divididos em: hidrocarbonetos alifáticos, aromáticos ou halogenados; álcoois; cetonas; éteres e outros.
Resposta. (solvente universal), o etanol e o ácido acético. Entretanto, o etanol (álcool etílico) é muitas vezes considerado bipolar por dissolver com facilidade substâncias orgânicas apolares.
Dentre as suas principais propriedades, destaca-se a sua capacidade de dissolver uma grande variedade de substâncias. Por isso, a água é considerada um “solvente universal”. ... Dentre as principais substâncias dissolvidas pela água, destacam-se os ácidos e os sólidos iônicos.
Solventes são substâncias capazes de dissolver coisas. Todos os solventes para tintas são substâncias inflamáveis e voláteis, que evaporam facilmente. A maioria dos solventes não devem ser inalados, pois podem provocar efeitos psíquicos, alucinações entre outros problemas graves à saúde.
A unidade no SI (Sistema Internacional) para a Concentração Comum é o g/L (gramas por litro). Essa relação mostra a quantidade de soluto presente em cada litro da solução. Observe um exemplo de exercício em que se utiliza essa grandeza: “Um adulto possui, em média, 5 L de sangue dissolvidos na concentração de 5,8 g/L.
A concentração comum (C) de uma solução química é a relação entre a massa do soluto (m1) e o volume da solução (v). ... C = Concentração comum, cuja unidade no Sistema Internacional de Medidas (SI) é dada em g/L; m1 = massa do soluto* em g; v = volume da solução em L.