Ecumenismo é a busca da unidade entre todas as igrejas cristãs. É um processo de entendimento que reconhece e respeita a diversidade entre as igrejas. A ideia de ecumenismo é exatamente reunir o mundo cristão. Na prática, porém, o movimento compreende diversas religiões inclusive aquela não cristã.
A palavra “Ecumenismo” significa “casa comum – terra habitada”, lembrando que toda a humanidade forma uma só família de filhos e filhas de Deus. Diálogo não significa unificação de igrejas e religiões, nem mistura de crenças e cultos.
Resposta: Diálogo inter-religioso é a ideia de que as diferentes religiões do mundo devem evitar a busca pela supremacia mundial e, ao invés disso, devem dialogar e se respeitar mutuamente, procurando evitar as guerras com motivação religiosa.
Esse tipo de diálogo nos ajuda a abordar e assumir a vida em um mundo diverso e multicultural, mesmo que nem sempre entendamos as diferenças que encontramos. Enquanto isso é feito com respeito mútuo, o diálogo inter-religioso nos leva a cumprir uma responsabilidade compartilhada pelo mundo ao nosso redor.
O diálogo inter-religioso é uma prática fundamental na vida de todos os sujeitos. O conhecimento sobre as diversas religiões e o diálogo ajuda a fortalecer a identidade religiosa, além de possibilitar grande estímulo para a religião de escolha.
Os riscos da falta do diálogo inter-religioso E essa intolerância religiosa se deve principalmente à falta de conhecimento sobre a crença do outro. Salientamos que esse diálogo não deve ser usado para tentar converter o outro a uma determinada religião.