O autismo, como explicado em outras áreas do nosso site, é caracterizado por dois atributos: a dificuldade na interação social e na comunicação e a presença de comportamentos restritos e repetitivos. Já no TDAH, os traços principais são níveis excessivos de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade.
Atualmente, não existe um teste específico que possa diagnosticar a síndrome de Asperger em adultos. Também não existem critérios de diagnóstico atuais para a síndrome de Asperger em adultos. Os distúrbios do espectro do autismo são geralmente diagnosticados na primeira infância.
Como saber se seu filho tem Síndrome de Asperger
Para os especialistas, o importante é não buscar uma cura, e sim garantir a felicidade da criança. No tratamento, em geral, são envolvidos médicos, neuropsicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos. "O primeiro passo é procurar entender o seu filho. Aproxime-se do mundo dele e tente ver e sentir como ele sente.
Aspergers têm dificuldade para perceber e expressar sentimentos. Não espere que ele entenda naturalmente seus sentimentos e expectativas. Para lidar com isso, habitue-se a explicar sempre, de forma clara e objetiva, que tipo de atitudes espera dele.
O transtorno causa, dentre muitas coisas, o que pode se chamar de distorção em áreas de grande importância no cérebro: cerebelo (o tônus muscular e o equilíbrio dependem dele), sistema límbico (responsável pelos comportamentos sociais e pelas emoções) e hipocampo (parte integrante do sistema límbico e ligado à ...
Além disso, os estudos apontam que a idade média com que uma pessoa diagnosticada com autismo morre é de apenas 36 anos, sendo que para a população em geral a expectativa de vida ultrapassa os 70 anos. Ou seja, pessoas com autismo vivem, em média, metade do tempo que a população em geral.