Definimos 3 tipos diferentes de espelhos:
Espelhos esféricos são sistemas ópticos formados com base em calotas polidas e refletoras, capazes de refletir a luz em diferentes ângulos, produzindo, dessa forma, imagens que podem tanto ser reais como virtuais. Existem dois tipos de espelhos esféricos: os espelhos côncavos e os espelhos convexos.
Natureza de imagem Com relação a um espelho, as imagens reais e os objetos reais, se formam em frente ao espelho, na região que ele está presente tanto na luz refletida como na luz incidente. Já as imagens e objetos virtuais, ficam atrás do espelho, ou seja, na região que não possui intersecção física de raios de luz.
Reversão de imagens Quando nos olhamos num espelho, conseguimos ver uma imagem do nosso corpo porque os raios de luz que são refletidos (reflexão difusa) por nosso corpo chegam até a superfície do espelho, sofrem reflexão regular e chegam aos nossos olhos.
O espelho se caracteriza por apresentar uma superfície plana e polida, onde a luz que é indicada refleta de forma regular. Para obter um bom grau de reflexão, é necessário que a variação do poder refletor com o ângulo de incidência do espelho é o vidro, que permite a formação de imagens nítidas.