Os principais tipos de liquens são:
Nos líquens, as algas são chamadas de fotobiontes, enquanto o fungo é chamado de micobionte. As algas que compõem os líquens podem ser cianobactérias, pertencentes ao reino Monera, ou algas verdes, que estão agrupadas no reino Protista.
O líquen plano é uma doença recorrente e pruriginosa que começa como uma erupção de pequenas e discretas pápulas que, em seguida, se combinam até formar placas rugosas e escamosas. A causa pode ser uma reação a certos medicamentos ou organismos infecciosos.
As causas de líquen plano não são bem definidas, porém, sabe-se que as lesões surgem porque as células de defesa do corpo atacam a pele e as mucosas e podem ser desencadeadas devido a exposição a produtos químicos e metais, a medicamentos à base de quinacrina e quinidina e ao vírus da hepatite C.
O tratamento mais efetivo para o líquen escleroso é uma pomada de corticoide potente chamada clobetasol (Temovate), que deve ser aplicada em pequenas quantidades várias vezes por dia, no começo.
O tratamento mais utilizado é a corticoterapia tópica, e há relatos do uso satisfatório de tacrolimus e pimecrolimus para casos persistentes.
O líquen plano é uma doença inflamatória mucocutânea, ou seja capaz de atingir a pele, mucosas e também anexos , como cabelos e unhas. Trata-se de uma condição benigna, porém de longa duração e muito incômoda por causa de seus sintomas.
O líquen plano na boca não tem cura, mas os sintomas podem ser aliviados e controlados com o tratamento adequado, que geralmente é feito com pasta de dentes especial ou corticoides.
No líquen plano pilar, o próprio sistema de defesa do indivíduo causa o problema. Nesta doença, a parte do folículo piloso onde estão as células-tronco é destruída pelo sistema imune.
Resultados encontrados para Remédio para Líquen Simples Crônico:
A neurodermatite circunscrita ou líquen simples crônico é uma alteração na pele que acontece quando se coça ou se esfrega a pele constantemente. Esta é uma doença de pele muito comum que gera sintomas como irritação e descamação da pele, que pode ser desencadeada pelo clima, alimentação, suor ou estresse.
O líquen escleroso é uma doença de pele crônica que acomete principalmente mulheres adultas, mas também afeta homens e crianças. As regiões genital e perianal são as áreas mais frequentemente afetadas. As mulheres e meninas frequentemente se queixam de coceira, dor e queimação na área envolvida.
Portadores de doenças autoimunes não podem doar sangue, e o liquen plano é uma delas. Receber sangue com doença autoimune pode ser prejudicial à sua saúde de quem está em situação vulnerável.
Ou seja, tudo depende do tipo de líquen plano que você tem, de modo que um dermatologista após examiná-lo com certeza terá a melhor recomendação para seu caso. Como orientação geral, evite exposição solar direita, sempre utilize seu protetor solar e nunca deixe de seguir as orientações de seu médico.
O líquen estriado é uma doença pouco comum, totalmente benigna, que aparece geralmente nas crianças, e na maioria das vezes com cura espontânea. Não se sabe ao certo as causas da doença, porém acredita-se que fatores genéticos estejam envolvidos no processo, bem como fatores ambientais.
Porém, pacientes com doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, lúpus e síndrome de sjogren, não podem doar sangue. Existem alguns motivos para isso, dentre eles a coexistência de anemia, e o uso de medicamentos como o metotrexato, a hidroxicloroquina ou os imunossupressores. Inaptidão definitiva.
Em relação a doença não há restrições! Sim, não ha nenhuma condição especial quanto a isso.