Arestas são as linhas resultantes do encontro de duas faces. Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta. ... Vértices são os pontos de encontro das arestas. Ou seja, arestas de um poliedro se encontram em um ponto e esse ponto é o vértice do poliedro.
Quantas arestas tem um grafo com vértices de graus 5, 2, 2, 2, 2, 1? Desenhe um possível grafo. Resposta: O grafo possui seis vértices e tem um grau total de 5+2+2+2+2+1=14.
O grau dG(v) (ou d(v)) do vértice v em G é o número de vértices adjacentes a v, isto é, d(v) = |N(v)|. p = 4,q = 5 N(v) = {u, w},d(v)=2. Se e = uv é uma aresta de um grafo G então dizemos que e e u são incidentes, assim como e e v.
Um grafo é bipartido se e somente se ele é 2-colorível, (i.e. seu número cromático é menor ou igual a 2). O tamanho da cobertura de vértices mínima é igual ao tamanho do acoplamento máximo (teorema de König). O tamanho do conjunto independente máximo mais o tamanho do acoplamento máximo é igual ao número de vértices.
Um grafo é dito conexo se existir pelo menos um caminho entre cada par de vértices do grafo. Caso contrário, o grafo é chamado de desconexo.
Grafo Complementar O Complemento de um grafo simples G, denotado por G', é o grafo simples que possui o mesmo conjunto de vértices de G, e tal que dois vértices distintos são adjacentes em G' sse não são em G.
Um grafo (= graph) é um animal formado por dois conjuntos: um conjunto de coisas chamadas vértices e um conjunto de coisas chamadas arcos; cada arco está associado a dois vértices: o primeiro é a ponta inicial do arco e o segundo é a ponta final.
Alguns autores também consideram multigrafos aqueles que têm laços, isto é, uma aresta que conecta um vértice a ele mesmo; outros chamam estes de pseudografos, reservando o termo multigrafo para os casos em que não há laços. ... um multiconjunto de pares ordenados de vértices, chamado arestas dirigidas, arcos ou flechas.
Arestas paralelas são arestas diferentes incidentes aos mesmos dois vértices. Chamamos grau de um vértice o número de arestas com extremidade neste vértice.
Um vértice isolado não tem vértices adjacentes. O grau de um vértice é igual ao número de vértices adjacentes. Um caso especial é um laço que une um vértice a ele próprio; se tal aresta existe, o vértice pertence à sua própria vizinhança.
Resposta. São vértices que estão ligados por, pelo menos uma aresta.
O retângulo possui quatro lados, quatro vértices, quatro ângulos internos, e é possível traçar duas diagonais. A, B, C e D são os vértices do retângulo.
Resposta: Tem 8 vértices, 12 aresta, 6 faces e duas bases.
O retângulo é uma figura geométrica plana formada por quatro lados (quadrilátero) e apresenta os quatro ângulos internos congruentes (mesma medida) e retos (90°).
Todo polígono convexo – portanto, todo losango – possui os seguintes elementos: Lados: os losangos possuem quatro lados; Vértices: os pontos de encontro entre dois lados; Não pare agora...
Para ser losango, a figura deve ter quatro vértices; Ângulos internos: são os ângulos entre dois lados na região interna do polígono. Com quatro ângulos internos, losangos sempre terão soma destes elementos igual a 360º; Diagonais: são os segmentos de reta que ligam dois vértices, embora não sejam lados da figura.
J. 2 Polígonos