A fototerapia é o tratamento mais indicado, mas só se a icterícia não regredir espontaneamente. Popularmente conhecida como banho de luz, a técnica expõe a criança à luminosidade emitida por lâmpadas específicas, que atinge diretamente a estrutura do pigmento, diluindo-o e eliminando-o.
→ Icterícia patológica Esse tipo de icterícia, diferentemente da icterícia fisiológica, surge até 24 horas após o nascimento. É desencadeada em razão de anormalidades hepáticas, biliares ou metabólicas, infecções e incompatibilidade no sistema ABO e Fator Rh.
Normalmente são prescritos um ou dois dias de fototerapia. Porém o tempo dependerá do quão acentuada está a icterícia. O processo não muda a rotina de amamentação e de cuidados com o bebê. Entretanto pode acontecer de a mãe ter alta da maternidade antes do filho, o que geralmente causa angústia e expectativa.
Se for uma icterícia leve, apenas o rostinho e o tórax da criança ficam amarelados, se o fenômeno é muito intenso, as pernas e os pés também podem apresentar a cor amarela.
O exame bilirrubina total e frações é um exame de análise clínica, feito por meio da coleta de sangue em laboratório. A coleta do sangue para o exame de bilirrubina total e frações é feita como os demais exames laboratoriais: por meio de uma veia, geralmente no braço.