Sua principal característica é que os dias tornam-se mais longos que as noites no verão; já no inverno, as noites são mais longas que os dias. As estações do ano são resultantes do movimento realizado pela Terra ao redor do Sol. ... Esse fenômeno ocorre duas vezes ao ano, em março e em setembro.
Translação é o nome do movimento descrito pelos planetas em torno do Sol. A trajetória descrita por eles neste movimento, apresenta a forma de uma elipse, com o Sol em um dos seus focos. O fato dos planetas não estarem a uma mesma distância do Sol, faz com que suas velocidades de translação sejam bem diferentes.
Desde a antiguidade sabemos que, além de se moverem em relação às estrelas, os planetas não apresentam um movimento aparente regular. Ora os planetas se movem na mesma direção do Sol e da Lua (movimento direto), ora se movem na direção oposta (movimento retrógrado).
Um objeto em órbita está constantemente caindo, e é justamente isso que causa a “falta de peso”. Sem a resistência do ar, todos os objetos caem na mesma proporção, e não há força entre os indivíduos e a nave para fornecer a sensação de peso.
Segundo Newton, isso acontece porque o peso do corpo sempre está dirigido para o centro da Terra. Quando os corpos chegam ao campo gravitacional, sofrem variação em sua velocidade, porque adquirem aceleração, aqui chamada de aceleração da gravidade, representada pela letra g. Essa aceleração é dividida em duas.
274 m/s²
Essa é a força com que uma superfície planetária atrai um corpo de massa m. A aceleração da gravidade pode ser calculada pela seguinte formulação: g = G . M/R², onde R é o raio médio da Terra e M é a massa.