Os termos da oração que se ligam ao nome são aqueles que o caracterizam e podemos destacar os seguintes: adjunto adnominal; predicativo do sujeito; predicativo do objeto; complemento nominal e aposto. Cada um desses termos possui uma importante ligação com o nome dentro de uma oração.
É o termo da oração que se liga ao verbo, adjetivo ou advérbio para indicar uma circunstância (tempo, lugar, modo, intensidade, negação, finalidade...). Circunstância de lugar. Circunstância de tempo. É o termo da oração que se liga ao verbo para indicar o agente da ação verbal.
Os termos preposicionados, na verdade, são: Objeto Indireto, Complemento Nominal, Agente da Passiva, Adjunto Adnominal e Objeto Direto Preposicionado. Verbo no PARTICÍPIO: A.P. ... Advérbio e Adjetivo: Complemento Nominal.
Adjunto adverbial: O adjunto adverbial é um termo acessório da oração cuja função é complementar um verbo intransitivo, ou seja, um verbo que tem sentido pleno, completo, ou um verbo transitivo, aquele que possui um complemento.
Complemento verbal é o termo da oração que completa ou integra o sentido de verbos transitivos. Esses termos com essa função podem ser: a) Objeto direto: É o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo direto, ou seja, é o complemento que está ligado ao verbo sem a presença de preposição.
Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.
Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto. Veja exemplos de frases com complementos verbais: Aviões podem voar porque possuem asas. (Asas é o objeto direto do verbo possuir.)
O que é um Complemento: O complemento opcional é a informação que serve para dar a localização exata da sua residência. O número do seu apartamento pode ser o complemento do seu endereço. ... Número: 405. Complemento opcional: apt.
Com o auxílio da preposição,transforme os substantivos da lista B em determinantes dos substantivos da lista A. Exemplo: pão COM manteiga.
"Um livro" é o objeto direto. Note que se disséssemos: "Maria comprou." a frase estaria incompleta, pois quem compra, compra alguma coisa. O verbo comprar é transitivo direto. Também não possuem sentido completo, logo precisam de um complemento, só que desta vez este complemento é acompanhado de uma preposição.
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido....Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória:
Assim, em relação à transitividade verbal, os verbos podem ser: transitivos diretos (V.T.D.), transitivos indiretos (V.T.I.), transitivos diretos e indiretos (V.T.D.I.) ou intransitivos (V.I.). Veja como identificar essa transitividade nas orações: Verbo transitivo direto.