Características da Obra Seguindo o movimento barroco, a principal característica era transportar o observador à intensidade da experiência religiosa. Assim, na obra de Bernini podemos observar: Estilo excessivamente expressivo. Realismo chocante.
O rococó se caracteriza por: Uso de cores luminosas e suaves, em contraposição às cores fortes do Barroco; Estilo artístico marcado pelo uso de linhas leves, sutis e delicadas; Utilização de linhas curvas; ... Arte sem influência de temas religiosos (exceção do Brasil);
Rococó é o estilo artístico que surgiu na França como desdobramento do barroco, mais leve e intimista que aquele e foi usado inicialmente em decoração de interiores. Primeiramente, desenvolveu-se na França, no século XVIII, e difundiu-se por toda a Europa.
A pintura rococó abordava assuntos relacionados à aristocracia, apresentando dois contextos diferentes. Um deles destacava elementos da natureza e o bucolismo, assim representados por retratos de parques e jardins. Já o outro priorizava cenários que retratavam o luxo.
Os temas representavam cenas eróticas, festas galantes, temas religiosos. O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX. A escultura de madeira, a arquitetura e a pintura mural criado por Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa apresentavam elementos de tal estilo.
Escultura rococó Os escultores do rococó abandonam totalmente as linhas do barroco.As suas esculturas são de tamanho menor. Embora usem o mármore, preferem o gesso e a madeira, que aceitam cores mais suaves. Os motivos são escolhidos em função da decoração.
Linhas mais leves e suaves eram aplicadas em estátuas que serviam à decoração. Algumas características da escultura Rococó: Utilizavam o mármore, porém davam preferência aos materiais que aceitam melhor as cores leves, como a madeira e o gesso; ... As criações são feitas em cores luminosas e demonstram espontaneidade.
O Rococó desponta com o otimismo que algumas pessoas sentiam em resposta a tantas transformações econômico-sociais, manifestando uma nova forma de pensamento, na qual setores da sociedade abandonaram o formalismo de épocas anteriores e começaram a perseguir a diversão e a felicidade pessoal.
Os materiais mais utilizados foram a pedra e o bronze (para as grandes obras escultóricas de exterior); também o bronze, o ouro e a prata ( para a escultura de pequena dimensão e objectos ornamentais); a madeira, a argila, o estuque e o gesso (estes dois últimos muito usados na decoração mural dos interiores, ...
a Arquitetura Rococó chegou já no início do século XIX. Para nós ela surgiu em forma de escultura de madeira e pedra-sabão, na pintura mural e na arquitetura.
Resposta. Nesse estilo artístico, passam a predominar as tonalidades claras e luminosas, a técnica do pastel passa a ser bastante utilizada, dentre os pintores desse período os melhores são Watteau e Chardin.
Na primeira metade do século, em substituição aos modelos do academismo da escola bolonhesa dos Carracci, predomina o gênero nitidamente rococó, a chamada pintura fêtes galantes, graciosa luminosa e fantasista, tão bem representada por Watteau e Fragonard.
O estilo rococó aparece na Europa do século XVIII e, tendo a França como seu principal precursor, se espalha em vários países do Velho Mundo e alcança algumas regiões das Américas, como o Brasil.
O estilo rococó surgiu após o período barroco, durante o Iluminismo, coincidindo com o reinado de Luís XV. Despontou como reação ao gênero formal e pesado, de aspecto conservador e carregado, usado na corte de Luís XIV, no século XVII, em Versalhes. ... Na França, o Rococó é também chamado de estilo Luís XV e Luís XVI.
Movimento artístico-cultural que surgiu após o Barroco em 1720. O Rococó foi uma manifestação artística que nasceu na França e chegou aos demais países europeus no século XVIII.
Quais as principais características que diferenciam o Barroco brasileiro e o Barroco Europeu? ... No barroco europeu observamos tons mais escuros e suaves em comparação com barroco brasileiro que possui tons mais fortes e expressivos com o uso de cores vivas evidenciado principalmente nas pinturas do mestre Ataíde.
O Neoclassicismo estava em oposição ao rebuscamento e exageros dos detalhes ornamentais do Barroco e do Rococó. Em contrapartida defendia o rigor formal, a supremacia da técnica e a necessidade de um esboço em desenho antes da execução da obra, seja na pintura ou na arquitetura.
Resposta: A pintura neoclássica recusa delibedaramente o exagero da estética barroca e a futilidade do rococó para retratar temas grandiosos relacionados à pátria e aos ideais iluministas. Procura reviver os princípios estéticos da Antiguidade clássica, de uma forma diferente do Renascimento.