Nessa doença, há pontos dolorosos específicos conhecidos como tender points (são descritos 18 tender points na literatura). Clinicamente, além da dor generalizada, há outros sintomas apresentados pelos pacientes, como sono não restaurador, fadiga, comprometimento da memória e rigidez articular.
É importante ressaltar que os pontos-gatilhos são característicos da síndrome dolorosa miofascial (SDM), enquanto os tender points estão presentes na fibromialgia. A SDM acomete ambos os sexos igualmente e caracteriza-se por trigger points assimétricos e contração local à palpação.
Existem pontos que se tornam dolorosos quando ativados durante uma lesão em toda nossa musculatura esquelética. Estas áreas de hipersensibilidade dentro dos músculos são denominadas de trigger points ou pontos-gatilho. ...
Na fibromialgia não existem anormalidades óbvias ao exame físico, assim como exames laboratoriais e radiológicos são normais. É frequente a associação com depressão, ansiedade, distúrbios do sono, cefaleias e outras síndromes funcionais.
São solicitados exames laboratoriais e de imagem apenas para descartar outros quadros que possam confundir o diagnóstico ou se somar à fibromialgia.
Com diminuição da rigidez e da fadiga e melhorando o condicionamento físico do paciente. Exercícios aeróbicos como caminhadas, natação, corridinhas, ciclismo, dança e hidroginástica incentivam a liberação de substâncias naturais do corpo que promovem a sensação de bem-estar.
Sim, a fibromialgia afasta pelo INSS. Logo, você pode sim pedir seu auxílio-doença por fibromialgia. O processo não é muito diferente de outros pedidos por conta de outras doenças. O portador da fibromialgia que estiver afastado do serviço por mais de 15 dias pode solicitar diretamente ao INSS seu auxílio-doença.
ALIMENTOS A EVITAR
Limitar o consumo de laticínios pode ajudar a aliviar os sintomas de fibromialgia. Isso ocorre porque muitos produtos lácteos contêm gordura saturada. As pessoas devem tentar optar por versões com pouca gordura ou alternativas de laticínios, como leite de soja.
Bebidas energéticas e ricas em cafeína Quem tem fibromialgia, geralmente, sofre com a má qualidade do sono. Por isso, café, chás ricos em cafeína, energéticos e refrigerantes a base de cola devem ser evitados ou ingeridos apenas nas primeiras horas do dia.
Não. A fibromialgia não pode levar à morte, porém os seus danos ao organismo e psicológico da pessoa, seus impactos são vistos principalmente nos aspectos pessoais e profissionais.
Não há contra-indicação na realizacao de cirurgia plástica em pacientes portadoras de fibromialgia pela fibromialgia. Outros fatores tem que ser avaliados como contra-indicação para se realizar uma cirurgia, como diabetes descompensado, alem da concordância médica com a cirurgia.
O Médico Reumatologista é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento de pacientes com Fibromialgia. Abaixo, o Dr. Silvio Almeida de Lima (CRM 27418 / RQE 17882), Médico Reumatologista do Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis, fala do diagnóstico e tratamento da Síndrome da Fibromialgia.
Sendo assim, a pergunta é: pode ter-se filhos quando se tem diagnosticada fibromialgia? A resposta é sim, a fibromialgia não é incompatível com uma gravidez normal e com um bebé saudável.
Alguns estudos recomendam tratamentos para as grávidas com Fibromialgia as massagens, a prática de exercício físico (de forma lenta e gradual), yoga, meditação e descanso.
Em alguns casos, o médico pode recomendar uso de remédios para aliviar a dor e facilitar o sono. Além dos exercícios físicos comuns, existem algumas técnicas mais específicas para liberar a tensão muscular e relaxar. É o caso de fisioterapia, hidroterapia, massagem e acupuntura, por exemplo.
O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.