As glândulas são sempre formadas a partir de epitélios de revestimento cujas células proliferam e invadem o tecido conjuntivo subjacente, após sofrem diferenciação adicional durante a vida fetal.
As glândulas anfícrinas são aquelas com secreção exócrina e endócrina, como pâncreas e fígado. As glândulas anficrinas ou mistas são aquelas que correspondem a uma classificação funcional baseada no tipo de secreção. ... Exemplos de glândulas anfícrinas são: -O pâncreas.
São exemplos de glândulas exócrinas as glândulas salivares, sudoríparas, mamárias, figado, entre outras.
Todas as glândulas têm origem ainda na fase embrionária, a partir de uma superfície epitelial. ... No caso das glândulas exócrinas, a parte mais profunda do cordão de células se desenvolve e assume a função secretora. O restante do cordão celular forma um duto através do qual a secreção flui para fora da glândula.
O epitélio glandular está constituído por células isoladas ou grupamentos de células formando estruturas individualizadas, denominadas de glândulas, cuja função é a secreção. Entende-se por secreção a produção e a liberação pelas células de um fluido contendo substâncias, como muco, enzimas ou um hormônio.