Genética do sistema ABO
Determinação genética dos tipos sanguíneos do sistema ABO A presença ou ausência de aglutinogênios no sangue das pessoas é determinada pelos genes IA, IB ou i. Os genes IA e IB são dominantes sobre o gene i. O gene IA, por exemplo, determina a produção de uma enzima que sintetiza o aglutinogênio A.
Se as hemácias não têm o antígeno A e nem o antígeno B, você tem sangue do tipo O. Seu plasma sanguíneo possui anticorpos que atacam o sangue do tipo A e B. Se as hemácias têm o antígeno A e o antígeno B, você tem sangue do tipo AB.
No sistema ABO, há dois tipos de sangue especiais: o O-, que é doador universal, ou seja, doa para todos os tipos do grupo; e o AB+, o receptor universal, que recebe todos os tipos de sangue desse sistema sanguíneo, sejam fator positivo ou não. Doe sangue! Fazer uma doação é um ato de cidadania.
Para saber se uma pessoa possui Rh+ ou Rh-, é realizado um exame no qual se mistura o amostra de sangue em uma solução de Rh. Se ocorre aglutinação das hemácias, o sangue é do tipo Rh+, se não ocorrer é porque a pessoa é Rh-.