16 de agosto de 1954. Data que ficou marcada na história do Brasil. Neste dia nascia a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Com mais de meio século de existência, ao longo dos anos transformou o voleibol brasileiro em uma máquina de títulos dentro de quadra e uma referência de gestão fora delas.
O vôlei foi criado por William George Morgan, que era diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços em Massachusetts, nos EUA. Morgan inventou o esporte devido à necessidade de um jogo ideal para homens com idades entre 40 e 50 anos, mas sem a possibilidade de confrontos físicos, como acontece com o basquete.
Não é de se estranhar, portanto, que o esporte tenha se tornado tão popular no Brasil, levando torcidas imensas aos mais diversos campeonatos, conseguindo audiência em transmissões ao vivo e se tornando um esporte praticamente tão importante quanto o futebol.
Desde que foi criado por Norman, o jogo passou por uma série de mudanças em relação não apenas às regras, mas também aos fundamentos, que já se sobressaem aos fundamentos iniciais do vôlei praticado em 1895.
A equipe pode tocar até três vezes consecutivas na bola, passando-a de um jogador para o outro, para tentar fazer um ponto – o movimento de bloqueio não entra na contagem de toques.
Em relação à medida da quadra e da rede, os números ficam assim: a quadra deve medir 18 m de comprimento e 9 de largura; e a medida da rede varia em competições oficiais, ficando com 2,24 m de altura para os jogos femininos e 2,43 para os masculinos.
O fato é que, independentemente da data exata, o jogo se tornou uma febre entre os brasileiros e a prática desse esporte passou a ser incentivada por entidades como o Fluminense F. C. Não demorou muito e, em 1924, o Departamento de Voleibol da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos, no Rio de Janeiro, foi finalmente criado.
A partir daí, nossos jogadores começaram a colecionar grandes conquistas: Em 1984, a equipe brasileira recebeu medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles e, em 1993, os jogadores brasileiros derrotaram a equipe italiana na Liga Mundial de Vôlei, liderando a competição.
O voleibol brasileiro acumula cinco títulos olímpicos nas quadras. Em 1992, 2004 e 2016, com a seleção masculina nos Jogos de Barcelona, Atenas e Rio de Janeiro, respectivamente, e em 2008 e 2012, com a seleção feminina em Pequim e Londres. Nas areias, três medalhas de ouro foram conquistadas. No feminino, em Atlanta/1996, com Jacqueline/Sandra, e, no masculino, em Atenas/2004 com Ricardo/Emanuel e no Rio de Janeiro/2016 com Alison/Bruno..
Cada posição é numerada de 1 a 6, sendo que os três jogadores perto da rede ocupam as posições 2 (direita), 3 (centro) e 4 (esquerda). Na linha atrás desses jogadores ficam os outros três nas posições 1 (direita), 6 (centro) e 5 (esquerda). Os jogadores devem ficar nesta posição no momento de cada saque e, depois, podem se mover por toda a quadra – o saque sempre é realizado por quem ocupa a posição 1.
Em 2016, o presidente Walter Pitombo Laranjeiras foi reeleito por aclamação para o próximo quadriênio, de 2017 a 2020, em assembleia geral extraordinária realizada na sede da entidade. Em 2018, mais um passo rumo à modernidade, com o aumento em 100% da participação dos atletas nas votações, a criação do Conselho Administrativo e o fim de barreiras para a candidatura ao cargo de presidente da entidade. Com isso, qualquer brasileiro maior de 21 anos, desde que conte com o apoio de pelo menos seis membros da Assembleia (cinco deles devem ser Federações Estaduais), pode se candidatar à presidência da CBV.
O voleibol, ou simplesmente vôlei, é um esporte bastante conhecido e praticado no Brasil, e ainda que você já tenha visto a transmissão de alguma partida na televisão ou saiba o nome de alguns famosos do esporte, como Bernardinho, Giba ou Ana Moser, talvez ainda não conheça a história, os fundamentos e as regras dessa atividade – mas isso vai mudar agora.
Em relação ao número de jogadores, são seis pessoas na quadra e mais seis na reserva, e não existe limite de substituição de jogadores, por isso é comum haver diversas trocas nas partidas.
Em março de 2014, depois de exercer a presidência interinamente desde a ascensão de Ary Graça Filho à Federação Internacional de Voleibol - FIVB, assume Walter Pitombo Laranjeiras, com o desafio de resgatar ao voleibol o prestígio gerencial e de títulos que o voleibol brasileiro se acostumou nas últimas duas décadas.
No início, o vôlei era um esporte destinado à classe alta e suas regras eram praticamente as mesmas do voleibol criado por Morgan. O Brasil demorou para se destacar em âmbito internacional, e foi apenas em 1975 que o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Carlos Arthur Nuzman, conseguiu atrair a atenção de possíveis patrocinadores.
O nome, inclusive, ainda não era voleibol, mas sim Minonette. O título como conhecemos hoje surgiu apenas depois de alguns anos, quando as comissões esportivas começaram a estipular regras e a especificar os fundamentos do esporte. Foi em 1922, por exemplo, que começou a valer a regra dos três toques por equipe.
Depois das definições mais claras e da popularidade que o esporte foi ganhando, o vôlei começou a ser praticado por atletas de outros países: no Canadá, foi inserido em 1900; no Japão em 1908; no Uruguai em 1912 e no Brasil entre os anos de 1915 e 1916.
O vôlei foi criado em 1895, pelo americano William G. Morgan, então diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. ... No início, o mintonette ficou restrito à cidade de Holyoke e ao ginásio onde Morgan era diretor.
O Campeonato Mundial de Voleibol Masculino de 1949 foi a primeira edição do torneio, organizado pela FIVB. Foi realizado em Praga, Tchecoslováquia, de 10 a 18 de setembro de 1949.
10 de setembro de 1949
Tchecoslováquia
Brasil, Japão e União Soviética são as únicas nações que conquistaram o ouro tanto no masculino quanto no feminino. O Brasil ainda é o único país que possui o ouro tanto no voleibol masculino e feminino de quadra quanto no voleibol masculino e feminino de praia.
Os esportes com mais integrantes na lista dos maiores medalhistas da história dos Jogos Olímpicos são a natação e o atletismo, com quatro atletas cada. A ginástica artística conta com dois, enquanto a canoagem tem um....
No masculino, o Brasil lidera o ranking da FIVB (Federação Internacional de Vôlei), com 427 pontos, seguido por Polônia (384) e Estados Unidos (365).
O Ranking da Federação Internacional de Voleibol é uma classificação que ordena as seleções nacionais masculinas e femininas nas categorias adulto, sub-23, júnior e juvenil, de acordo com uma escala de pontos dados através das colocações nas Olimpíadas, nas Copas do Mundo, nas Ligas das Nações, nos campeonatos mundiais ...
Melhores times da Superliga em todos os tempos
Superliga Brasileira de Voleibol Masculino é o "nome-fantasia" da principal divisão do Campeonato Brasileiro de Voleibol. A denominação "Série A" passou a ser utilizada a partir da temporada 2011/2012, na qual foi criada a Série B.
O voleibol chegou ao Brasil em 1915 ou em 1916, mas somente em 1923 ocorreu à primeira iniciativa de difusão desse esporte, o Fluminense do Rio de Janeiro promoveu o primeiro torneio dessa modalidade.
1951