As sulfonilureias aumentam a sensibilidade dos receptores celulares para a insulina e também eventualmente o seu número. As sulfonilureias diminuem a resistência periférica à insu lina, por potenciação desta a nível post-receptor. Por outro lado as sulfonilureias diminuem a produção hepática de glicose.
Gliclazida reduz os níveis sanguíneos de glicose por estimulação da secreção de insulina pelas células beta das ilhotas de Langerhans. O aumento de insulina pós-prandial e a secreção de peptídeo C persistem após 2 anos de tratamento. Além destas propriedades metabólicas, a Gliclazida possui propriedades hemovasculares.
Azukon MR é destinado ao tratamento de diabetes tipo 2 (tipo de diabetes, no qual o paciente não necessita fazer uso de insulina), diabetes no paciente obeso, diabetes em paciente idoso e diabetes em pacientes com complicações vasculares.
Tome o(s) seu(s) comprimido(s) inteiro(s) de uma vez. Os comprimidos de Azukon® MR devem ser tomados com um copo de água no horário do café da manhã (e preferencialmente todos os dias no mesmo horário). A administração do seu(s) comprimido(s) deve ser sempre seguida por uma refeição.
A gliclazida estimula o pâncreas a liberar insulina no momento certo e na quantidade certa, controlando as taxas de açúcar no sangue. Com o tempo, no diabetes podem aparecer complicações vasculares; gliclazida opõe-se à evolução destas complicações.
Náusea, vômito, diarreia, dor abdominal e inapetência. Estas reações ocorrem mais frequentemente durante o início do tratamento e regridem espontaneamente na maioria das vezes. Para prevení-las, recomenda-se que o produto seja administrado em 2 ou 3 tomadas diárias, durante ou após as refeições.