Oxóssi ou Oxoce é o orixá da caça, florestas, dos animais, da fartura, do sustento. Está nas refeições, pois é quem provê o alimento. É a ligeireza, a astúcia, a sabedoria, o jeito ardiloso para capturar a caça.
Oxóssi é uma divindade das religiões africanas, também conhecida como orixá, que representa o conhecimento e as florestas. ... Por esta razão, ele também é conhecido como o orixá da caça, da fartura e do sustento.
Os filhos de Oxóssi têm uma forte conexão com a natureza. Têm uma forte conexão com a natureza. Amam a natureza, os bichos e a terra e precisam estar constantemente em contato com esses elementos. Não são ciumentos, muito menos rancorosos, mas bastante carentes, exigindo bastante atenção das pessoas ao seu redor.
Tronqueira (Ogum/Oxóssi/Obaluayê), Exu Mangueira, Exu 7 Folhas Verdes (Oxalá/Oxóssi), Exu Folha Verde, Exu das Matas, Exu Cipó, Exu Samambaia, Exu Pantera Negra (Oxóssi/Omolu), Exu 7 Garras (Oxalá/Oxóssi), Exu Pimenta (Oxóssi/Xangô), Exu Arranca Toco (Obaluayê/Ogum/Oxóssi), Exu Quebra Galho (Oxóssi/Ogum) , Exu Abre ...
O HOMEM DE OXÓSSI – Traição é algo que os filhos homens do orixá Oxóssi não toleram, apesar de serem bastante infiéis. Tendência a viver triângulos amorosos até encontrar o verdadeiro amor, por quem se desmanchará. Nada faltará a pessoa amada pelo filho de Oxóssi, ele se desdobrará para dar tudo que puder a quem ama.
O amor de Oxossi por Iansã. Divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofá, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmão de Ogum e de Exú.
Aqui estão alguns nomes de Caboclos: Caboclo Pena Branca, Pena Vermelha, Tatuité, Junco Verde, Aimoré, Guará, Cacique das Matas, Cobra-coral, Cabocla Jarina, Cabocla Jurema, Cabocla Jacira, Ventania, Caçador, Sete Estrelas da Jurema, Sete Flechas, Rompe Mato, Boiadeiro Navizala e Boiadeiro da Campina.
A forma mais direta para descobrir o Caboclo de Proteção é fazendo uma consulta espiritual online ao Jogo de Búzios. Além de descobrir seu Caboclo de Proteção, são indicadas as Pombagiras e Exús e os Pretos Velhos, revelando como cultua-los.
Nomes de alguns caboclos da Umbanda, que trabalham em falanges espirituais, "incorporando" em médiuns nos terreiros.
Os caboclos da Umbanda são espíritos de muitas virtudes espirituais, tais como a determinação, a lealdade e a honestidade, mas que necessitam desenvolver a caridade e o amor ao próximo. Daí a sua participação nas sessões de Umbanda, onde procuram auxiliar as pessoas em dificuldades e desse modo evoluir espiritualmente.
Oferendas para os Caboclos As oferendas precisam ser orientadas espiritualmente pelo responsável da Umbanda com anos de prática na religião. Em geral elas são fartas e variadas e feitas com muita generosidade e amor. Usa-se muitas frutas, raízes, verduras, legumes e até mesmo doces.
Além de depositar flores, frutas, mel, charutos e bebidas aos pés das imagens, os devotos dos Caboclos vêm colocando, nas últimas décadas, bilhetes com agradecimentos e pedidos.
Oferenda para o Caboclo Sete Flechas Recomendamos alguma pedra preciosa de cor verde e também frutos tropicais, para entregar como sacra oferenda ao grande caboclo. Lembrando que as oferendas para o Caboclo Sete Flechas são dadas como agradecimento por toda a força que ganhamos para lidar com os pesares da vida.
1) Oração aos Caboclos em geral Que nenhum mal tenha poder sobre mim, nenhuma pestilência chegue a mim, nenhum mau-olhado, mau agouro, tristeza, doença ou miséria cheguem a mim e aos que eu amo.
Quando Incorporados, fumam charutos ou cigarrilhas e, em algumas casas, costumam usar durante as giras, penachos, arcos e flechas, lanças, etc… Falam de forma rústica lembrando sua forma primitiva de ser, dessa forma mostram através de suas danças muita beleza, própria dessa linha.
Bebem vinho, água de coco ou macaia, que é uma mistura de ervas. Fumam normalmente charutos ou cigarrilhas, mas alguns Boiadeiros fumam o palheiro, que é um cigarro feito de palha de milho com fumo de corda ou rolo, ou até mesmo cigarros normais.
Na umbanda quando um guia pede, por exemplo, um charuto, antes de acendê-lo ele o "consagra", ou seja, lhe da um endereço energético despertando no mesmo 03 fatores importantes: A ERVA, O FOGO E O ASSOPRO.
Caboclos bebem cerveja, água de côco ou suco de fruta; Preto-velho bebe café, chá e em alguns casos já presenciamos utilizarem vinho ou cerveja preta; Crianças bebem guaraná e suco de frutas, mas também presenciamos algumas que tomam outros tipos de refrigerante; ... Exu bebe a “marafo” (pinga).
A exceção é para Exu, que pode fumar o charuto em ambientes fechados, explica o pai de santo Buby, porque o contato com essa entidade é fechado ao público e exclusivo para os iniciados na religião umbandista.
Acender a vela e o charuto ou cigarrilha ou cigarro que podem ser colocados sobre o mesmo prato da vela e fazer seu pedido ou agradecimento. Após a queima, caso reste algo da vela ou do charuto ou cigarros, pode descartar no lixo e jogar fora a água do copo e a bebida do Exú ou Pombagira na pia com a torneira aberta.
Fuma :Charutos. Lugar: Tronqueira. Planta :Cravo vermelho e rosas amarelas . Regência :Ogum.
Mas, partindo do pressuposto que o charuto é menos tóxico, sua fumaça, proveniente da queima do tabaco (erva de limpeza), pode ser usado para limpeza e desinfecção de energias deletérias agregadas no campo astral do consulente, sendo então um elemento útil para os trabalhos de Umbanda.
A exceção é para Exu, que pode fumar o charuto em ambientes fechados, explica o pai de santo Buby, porque o contato com essa entidade é fechado ao público e exclusivo para os iniciados na religião umbandista.
Espere velhice tranqüila, se, em seu sonho, viu ou fumou charuto; porém, se outra pessoa fumava charuto, saiba que a sorte trará muita prosperidade a sua vida. Comprar, vender, presentear ou ver uma caixa de charutos é certeza de que viverá momentos de muita intensidade sexual.