Ou seja, de tudo ele exerceu um pouco. Como já consegue perceber pelo enunciado sua maior contribuição para o Brasil, foi o uso da diplomacia para conquistar territórios além de delimitar os espaços dos Estados-nação que disputavam as áreas de conflito.
José Maria da Silva Paranhos Júnior, barão do Rio Branco, foi professor, político, jornalista, diplomata, historiador e biógrafo.
José Maria da Silva Paranhos Júnior
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
A Era Rio Branco foi o período diplomático onde o Brasil estabeleceu suas fronteiras, em grande parte, graças ao esforços do Barão do Rio Branco, um dos maiores diplomatas da história do país.
Em novembro de 1903, Rio Branco e o plenipotenciário Assis Brasil assinaram com os representantes da Bolívia o Tratado de Petrópolis, pelo qual o Brasil adquiriu o Acre por compra (dois milhões de libras esterlinas, ou 36 268 contos e 870 mil-réis em moeda e câmbio da época), e cedeu uma pequena faixa do então ...
O Tratado de Petrópolis foi aprovado por lei federal de 25 de fevereiro de 1904, regulamentada por decreto presidencial de 7 de abril de 1904, incorporando o Acre como território brasileiro. O território do Rio Branco foi elevado à condição de Estado do Acre em 15 de junho de 1962.
Antecedentes. O que viria a ser o estado do Acre era parte integrante do território boliviano desde 1750. A partir do início ciclo da borracha, em 1879, deu-se nessa região a busca intensa por látex e isto fez com que os seringueiros do Brasil subissem o rio Purus, iniciando, então, o povoamento do Acre.
Após vários confrontos armados entre os ocupantes brasileiros e tropas bolivianas, além de assinaturas de alguns acordos referentes à legitimidade desse território, o Brasil, em 1903, através da assinatura do Tratado de Petrópolis, adquiriu a região do Acre através do pagamento para a Bolívia de 2 milhões de libras ...
Em 1920 ocorreu a unificação e a administração do Acre passou a ser a ser exercida por um governador nomeado pelo Presidente da República. Em junho de 1962 o Acre foi elevado à categoria de Estado.
Tocantins
Segundo o Tratado de Petrópolis, assinado em 17 de novembro de 1903, o Brasil recebeu a posse definitiva do território do Acre, cedido pela Bolívia, em troca de áreas no Mato Grosso, mais o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas e o compromisso de construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré.
Brasil
O idioma oficial é o português mas pode se encontrar o espanhol, por causa da sua divisa com o Peru e a Bolívia.
Acre
As fronteiras do Brasil ao norte são com a Venezuela, a Guiana, o Suriname e Guiana Francesa; tem costas ao nordeste, leste e sudeste no Oceano Atlântico. Ao sul faz fronteira com o Uruguai; a sudoeste com a Argentina e Paraguai; a oeste com a Bolívia e Peru e a noroeste com a Colômbia.
Foz do Iguaçu
Estados brasileiros que fazem fronteira com a Argentina: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A fronteira do Brasil com o Uruguai tem extensão de 1.