Um relato é uma narrativa em que alguém relata o que aconteceu ou está acontecendo. Pode ser feito por escrito, mas também pode ser um relato oral. Pode ser mais ou menos direto ou objetivo, fiel aos fatos ou vago, claro ou confuso. Um relatório, por outro lado, é sempre um documento.
A dissertação e o texto dissertativo-argumentativo são textos que têm a finalidade de promover uma reflexão a respeito de um assunto, sendo o segundo com vistas à persuasão. Existem algumas diferenças entre a dissertação e o texto dissertativo-argumentativo.
O texto dissertativo é composto por três partes essenciais: É um bom início de texto que desperta no leitor vontade de continuar a lê-lo. ... Na introdução é que se define o que será dito, e é nessa parte que o escritor deve mostrar para o leitor que seu texto merece atenção.
As principais características do texto dissertativo-argumentativo são: Presença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto; ... Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto; Uso da norma-padrão da língua portuguesa.
A construção de um bom texto dissertativo-argumentativo segue a seguinte ordem de importância:
As melhores maneiras de começar uma frase
Lembre-se que a introdução deve ser curta e abrangente, possuindo duas ou três frases, que serão “desenvolvidas” no desenvolvimento. Se você fez duas frases, o primeiro parágrafo do desenvolvimento irá abordar a primeira frase e o segundo parágrafo irá abordar a segunda frase.