Portanto, podemos constatar que os requisitos envolvem atividades de desenvolvimento através do Levantamento e Análise e Documentação de Requisitos, gerência através da Gerência de Requisitos e por fim o controle da qualidade através da Verificação, Validação e Garantia da Qualidade de Requisitos.
Como são conhecidas as quatro atividades que compõem o processo de engenharia de requisitos: elicitação, análise e negociação, especificação e documentação, validação. elicitação, implementação, teste e análise. implementação, teste, implantação e modelagem.
Problemas na especificação de requisitos também têm um custo alto. Eles podem requerer trabalho extra, quando se descobre — após o sistema ficar pronto — que os requisitos foram especificados de forma incorreta ou que requisitos importantes não foram especificados.
Viabilidade operacional: está relacionada a quanto a solução se adéqua a organização; quais são os requisitos da solução; o que o cliente espera que o sistema faça; Viabilidade econômica: análise entre o custo de desenvolvimento e os benefícios após implementação do projeto (custo-benefício).
Requisitos do Processo descrevem actividades efectuadas ou a efectuar pela organização de desenvolvimento. Por exemplo, requisitos de processo podem especificar as metodologias específicas que devem ser seguidas, e as restrições a que a organização deve obedecer..
Requisitos são, além de funções, objetivos, propriedades, restrições que o sistema deve possuir para satisfazer contratos, padrões ou especificações de acordo com o(s) usuário(s). De forma mais geral um requisito é uma condição necessária para satisfazer um objetivo.
Requisitos de usuário são declarações em linguagem natural e diagramas contendo as funcionalidades e as restrições sob as quais o sistema deve operar. Esse documento é escrito para gerentes do cliente e dos fornecedores que não tenham conhecimento técnico detalhado do sistema.
A SRS (Especificação de Requisitos de Software) concentra-se na coleta e na organização de todos os requisitos que envolvem o projeto. É útil para coletar os requisitos de software do projeto em um documento formal no estilo do IEEE830. ... Os implementadores consultam o Pacote SRS para entrada ao implementar classes.
Os requisitos não funcionais são todos aqueles relacionados à forma como o software tornará realidade os que está sendo planejado. Ou seja, enquanto os requisitos funcionais estão focados no que será feito, os não funcionais descrevem como serão feitos.
Testes não funcionais, diferentemente do anterior, não são relacionados à funcionalidade da aplicação em si, pois simulam os cenários de acessos, performance e estresse, testando os atributos de um componente do sistema efetuando uma verificação mais profunda e analítica do servidor.
O teste funcional, ou de caixa-preta, é baseado nos requisitos funcionais do software. Esta técnica não está preocupada com o comportamento interno do sistema durante a execução do teste, mas sim com a saída gerada após a entrada dos dados especificados.