Mas, do ponto de vista histórico, um dos primeiros a utilizar, no Ocidente cristão, o termo "Trindade", para expressar a ideia de que a unidade divina existiria em três pessoas distintas, foi Tertuliano. No início do século III, em sua obra "Adversus Praxeas" (2,4; 8,7), ele utilizou o termo latino de trinitas.
As maiores denominações cristãs não-trinitárias são A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová, Igreja de Deus Todo-Poderoso, Assembleia Cristã Reunidos Em Nome do Senhor Jesus, Igreja Apostólica do Brasil, Igreja Pentecostal Unida, Tabernáculo Branham, Igreja de Deus do Sétimo Dia, ...
As Testemunhas de Jeová acreditam que Deus é o Criador e o Ser Supremo. As testemunhas rejeitam a doutrina da Trindade, que consideram não bíblica. Eles vêem Deus como o Pai, um espírito invisível "pessoa" separada do Filho, Jesus Cristo.
Cada Pessoa da Trindade tem funções específicas. A do Pai é coordenar, a do Filho é salvar e a do Espírito Santo é defender poderosamente e ensinar convincentemente. As três pessoas conjugam esforços para a realização do propósito divino, que é a salvação do homem.
É o autor do Plano da Salvação, e através dEle dá Seu Filho unigênito para que Ele salve a humanidade. Desde a velha Aliança, Ele promete ao Seu povo o Messias através dos Seus Profetas.
Deus foi concebido como pessoal ou impessoal. No pensamento monoteísta, Deus é o Ser Supremo e principal foco de fé. No teísmo, Deus é o criador e sustentador do Universo, enquanto no deísmo, Deus é o criador, mas não o sustentador do Universo.
O credo de Atanásio, com quarenta artigos, é um tanto longo para um credo, mas é considerado por Archibald A. Hogde “um majestoso e único monumento da fé imutável de toda a igreja quanto aos grandes mistérios da divindade, da Trindade de pessoas em um só Deus e da dualidade de naturezas de um único Cristo.”
Refere-se a Deus Pai. Isso também implica a proximidade entre a natureza pessoal da relação entre Deus Pai e essa oração, como um pai e uma criança, como ensinado por Jesus em cada um dos seus quatro evangelhos.
Gênesis
O nome Jeová, em hebraico, é derivado do verbo HWH que significa “vir a ser; tornar-se”. ... Na Bíblia, em Êxodo 3:14 o próprio Jeová descreve a essência do seu nome.
Javé (em hebraico: יהוה) — YAHWEH) foi o deus nacional dos reinos da Idade do Ferro de Israel (Samaria) e Judá, no Levante.
As Testemunhas de Jeová são uma denominação cristã milenarista e restauracionista com crenças não-trinitárias, que diferem-se de grande parte do Cristianismo.
por volta de 1870
A organização atual das Testemunhas de Jeová começou no fim do século XIX, perto de Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA). Um grupo de estudiosos da Bíblia começou a analisá-la de forma sistemática e a divulgar a sua mensagem.
Segundo Raymond, ele foi desassociado "sob a acusação de que que tinha almoçado num restaurante com uma pessoa dissociada", o qual depois também se tornou apóstata.