As Reações de Apoio são responsáveis pelo vínculo da estrutura ao solo ou a outras partes da mesma, de modo a ficar assegurada sua imobilidade, a menos dos pequenos deslocamentos devidos às deformações. Classificação: Nos sistemas planos, existem três tipos de movimentos.
Para calcular os valores das reações dos apoios, devemos fazer o diagrama de corpo livre para visualizar melhor as forças de reação que estão atundo no apoios A e B. Por tratar-se de apoio simples, devemos lembrar que haverá restrição apenas na direção vertical.
Vamos estudar três tipos de apoio estrutural:
A função básica dos vínculos ou apoios é de restringir o grau de liberdade das estruturas por meio de reações nas direções dos movimentos impedidos, ou seja, restringir as tendências de movimento de uma estrutura.
Significado de Engaste Parte de uma joia na qual está presa uma pedra preciosa.
A diferença básica entre elas é que no apoio simples são transferidos apenas esforços verticais para o apoio enquanto o engastado transfere também os esforços de torção.
Apoio móvel – • Impede movimento na direção normal perpendicular) ao plano do apoio • Permite movimento na direção paralela ao plano do apoio • Permite rotação.
Os apoios de Primeiro Gênero são aqueles que resistem em um só eixo, permitindo a translação no outro e permitindo rotação. ... Os apoios de Segundo Gênero são aqueles que resistem ao movimento de translação dos dois eixos mas permite rotação.
O apoio simples impede o movimento do corpo na direcção da força de reacção (normal ao plano de apoio), e permite a translação segundo este plano e a rotação do corpo. O apoio simples produz uma força de reacção de direcção conhecida.
Vigas com deslocamentos excessivos: engastá-las restringe o deslocamento, de modo que as flechas finais apresentam valores menores. ... Vigas em balanço: vigas em balanço que considerem rótulas ou nós semirrígidos apresentarão um comportamento que não corresponde à realidade, de modo que deverão estar engastadas.
Quais são os 12 tipos de vigas mais comuns?
Para engastar a laje na viga, basta lançar a laje normalmente (utilizando vigas ou barras para definir seu contorno), e em seguida acessar Elementos ‒ Lajes ‒ Engastar laje em viga. O engastamento entre laje e viga será identificado, no croqui, por duas linhas contínuas paralelas.
Para criar a cinta de amarração, passe a fiada inteira usando tijolos do tipo canaleta, depois separe os vergalhões para a instalação, sendo que nenhum tijolo deve ficar desguarnecido. O melhor é colocar os vergalhões unidos na mesma posição, se possível, com variações mínimas: isso vai aumentar a solidez da parede!
Como nas lajes engastadas temos menores taxas de armadura dentro das vigotas, uma vez que as vigas da obra não estejam preparadas para receberem esse momento torçor, teremos uma laje funcionando como se fosse simplesmente apoiada.
Lançamento de lajes de beiral
Para isso, você deve inserir as cargas de duas maneiras diferentes:
Ao acessar o croqui dos pavimentos, será necessário configurar qual é a janela de desenho correta que deve ser visualizada para auxiliar no lançamento da estrutura. No menu superior do Eberick, na aba Desenho, grupo Referências, deve ser selecionada a opção do desenho gerado pela planificação do modelo 3D.
Barras rígidas
Acesse o menu Lançamento - Vigas - Viga - Viga inclinada. Na janela que se abre, determine as propriedades da viga. Nesta janela, também é definido o nível inferior da viga. Você poderá selecionar os níveis intermediários do pavimento, ou o pavimento inferior.
No Eberick, podemos dividir o lançamento de escadas em algumas etapas, que devem ser seguidas preferencialmente em ordem: Lançamento dos níveis intermediários onde serão posicionados os patamares da escada. Lançamento da estrutura auxiliar para apoiar os patamares.
Para realizar o lançamento de uma viga invertida, basta adequar a elevação da viga para que a face inferior desse elemento fique alinhada com a face inferior da laje. Logo, o valor que deve ser atribuído a elevação da viga é a diferença entre a altura da viga "hv" e a espessura da laje "hl".
O que é Viga Invertida? Vigas invertidas são vigas que se alinham com a base das lajes por sua face inferior, ou seja, vigas que se elevam acima do nível da laje, resultando em um conjunto estrutural diferente do usual.
Por fim, temos também as denominadas vigas semi invertidas (também conhecidas como parcialmente invertidas), que são aquelas em que não facejam a laje nem por cima nem por baixo, conforme ilustrado na figura a seguir.
A armadura de suspensão é calculada para ações devido a cargas provenientes de reações de apoio de vigas ou cargas concentradas diretas que chegam na viga suporte. Estas cargas concentradas são classificadas como cargas importantes ou não.
Armadura destinada a minimizar a fissuração por tração de um elemento estrutural.
Vigas Invertidas Note que para que uma viga seja invertida é necessário que a elevação dada a viga seja exatamente a altura da viga subtraída da espessura da laje. A utilização de vigas invertidas é mais comum em ambientes onde a laje precisa ser lisa (não possuir viga à mostra).
Uma viga é um elemento estrutural sujeito a cargas transversais. A viga é geralmente usada no sistema laje-viga-pilar para transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga estrutural concentrada, caso sirva de apoio a um pilar.
A viga chata é a viga que tem sua altura menor que a largura e fica oculta na laje.
Uma viga-faixa é uma viga que pode ser real (altura maior que a da laje) ou apenas um artifício para ajuste do modelo estrutural (altura igual a da laje).
De modo geral a largura da viga é definida em função da espessura das paredes acabadas, respeitando o conteúdo da ABNT NBR 6118 (2014) no item 13.