O efeito da cefalexina oral pós-cesárea e do metronidazol no combate da infecção no local do procedimento cirúrgico em mulheres obesas é comprovado em estudo norte-americano. A cesariana é um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns realizados na atualidade.
Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.
Após uma cirurgia, é comum haver dor e incômodo no local que foi manipulado, por isso, o médico pode recomendar o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, que ajudam a controlar a dor e o inchaço local, como dipirona, paracetamol, tramadol, codeína, ibuprofeno ou celecoxibe, o que vai depender da ...
A ferida operatória pós-cesariana deve ser limpa apenas com gaze e solução salina fisiológica, após as primeiras 48 horas, para evitar a formação ou manutenção de crostas hemáticas (restos de sangue), facilitando o momento da retirada dos pontos e a qualidade final da cicatriz (1,2).
Principais sinais e sintomas Inchaço local; Flutuação no local da cicatriz; Dor na região da cicatriz; Pele avermelhada e aumento da temperatura ao redor da cicatriz.
Mesmo que os pontos estejam cobertos, com o passar dos dias, a flora da pele acaba contaminando o furinho e pode provocar inflamação", explica Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein.
“Após um corte, ocorre uma inflamação normal, que sinaliza para o corpo que está na hora de cicatrizar. Mas a situação complica quando existe um estado inflamatório preestabelecido”, esclarece.
A administração de antibióticos ao paciente antes da realização de procedimentos cirúrgicos, mesmo sem presença de infecção instalada, é chamada de Profilaxia Antibiótica. A finalidade é prevenir a endocardite bacteriana que é uma infecção que atinge a camada mais interna do coração.
Já outros medicamentos, como os anti-hipertensivos, antibióticos e corticoides de uso crônico, precisam ser mantidos e tomados mesmo no dia da cirurgia, pois a sua interrupção pode provocar picos hipertensivos ou uma descompensação hormonal durante a cirurgia.
Precauções antes de realizar o procedimento É recomendado não utilizar qualquer material de metal, como pulseiras e anéis, pois podem dificultar a localização de veias. Unhas pintadas e grandes podem dificultar a medição dos níveis de oxigênio no sangue.