O Plano Colombo é baseado no conceito de parceria de autoajuda e ajuda mútua, com o objetivo de melhorar o avanço socioeconômico de seus países membros. Ao longo dos anos, o Plano Colombo evoluiu para refletir as necessidades dos países membros em um ambiente econômico global em rápida mudança.
O Plano Colombo ficou conhecido como o equivalente ao Plano Marshall, no continente asiático. ... Assim, por meio do Plano Colombo os países fecharam acordos de cooperação e os países asiáticos membros receberam apoio estadunidense para estimular sua economia.
O Plano Colombo foi uma iniciativa estadunidense para realizar empréstimos para os países do sul e sudeste da Ásia, foi importante para a reconstrução do Japão pois foi possível reconstruir toda a infraestrutura industrial japonesa, que havia sido destruída durante a Segunda Guerra, o pais conseguiu se reerguer mais ...
O Plano Marshall recebeu esse nome em homenagem a seu idealizador George Catlett Marshall, um general do exército estadunidense, e totalizou um aporte de 18 bilhões de dólares aos europeus, utilizados para a reconstrução de edificações e indústrias, importação de alimentos e mercadorias industrializadas, bem como no ...
Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria. Tal doutrina tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.
A Doutrina Truman foi designada como a ação que os Estados Unidos estavam tomando para ajudar os países capitalistas pós-Segunda Guerra mundial. Os norte americanos faziam empréstimos para os países do Ocidente Europeu se reestruturarem, em troca, ganhavam autonomia no mundo.
Para Marshall, o comunismo era uma ameaça à estabilidade econômica e política dos europeus. ... Em resposta ao Plano Marshall, a União Soviética criou o Conselho para Assistência Econômica Mútua (Comecon). Por meio dele, era garantido auxílio na reconstrução de países do Leste Europeu, assim como na sua unificação.
COMECON é a sigla correspondente a Conselho para Assistência Econômica Mútua, uma organização internacional fundada em 1949. O COMECON visava a integração econômica das nações do Leste Europeu e o impedimento do avanço do Plano Marshall sobre a região.
O COMECON - Conselho para Assistência Econômica Mútua foi uma organização internacional fundada em 1949 que tinha por objetivo promover a integração econômica das nações do Leste Europeu e o impedimento do avanço do Plano Marshall sobre a região. ... O COMECON extinguiu-se em 1991, com o fim da União Soviética.
O principal objetivo era consolidar a lealdade da Europa com os EUA. Em resposta as ações do governo americano, a União Soviética criou o Conselho para Assistência Econômica mútua (COMECON) para que os aliados socialistas não fraquejassem e permanecessem unidos ao bloco.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) surgiu primeiro, em 1949, para lutar contra a expansão do comunismo e retaliar qualquer ataque soviético contra seus países-membros. A resposta da URSS veio em 1955 com o Pacto de Varsóvia, apoiado pelos países do bloco socialista e criado nos mesmos moldes da rival.