Sete dicas para lidar com o “homem caverna” - Não fale de assuntos estressantes a não ser que seja indagada; nada é tão importante que não possa esperar por uma hora mais oportuna. - Não o convide para sair porque ele não vai querer estar em nenhum lugar.
Os homens também sofrem e eles estão sofrendo em silêncio. Um estudo apresentado no documentário “O Silêncio dos Homens” identificou que 6 em cada 10 homens declaram lidar hoje com algum tipo de distúrbio emocional e 7 em cada 10 homens não falam sobre seus maiores medos e dúvidas com os amigos.
Produzido pelo Papo de Homem e disponível no YouTube, o filme apresenta dados e conversas com personagens reais e especialistas ligados à saúde mental e sociologia sobre masculinidade tóxica, que é ensinada, de forma geral, desde que pais e mães descobrem que estão grávidos de um menino.
É possível até que sejamos mais homens por chorar, porque a lágrima não tem sexo e é a mais sólida prova de um sentimento qualquer. Tal como sorrir. Também há homens que choram e também há homens que sofrem por amor. As lágrimas e o sofrimento não são um produto exclusivo das mulheres.
"Ao vermos alguém chorando, o desespero é imediato. Nosso cérebro foi programado a entender que tem sofrimento ali, por isso tenta resolver, dando mamadeira, peito, trocando fralda ou até levando ao médico", diz Rita Calegari, psicóloga da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
E, conforme a pesquisa, os seres mais evoluídos, tomando como base o choro, são as mulheres. Elas choram, em média, 50 vezes por ano ou quase uma vez por semana. Os homens, por outro lado, choram cerca de 10 vezes por ano (ou menos), o que equivale uma vez por mês (ou menos também).
A pessoa pode estar super feliz e de repente, começar a chorar do nada. Isso ocorre pela característica do transtorno, que faz com que a pessoa tenha mudanças de humor repentinamente (uma hora está feliz e uma hora está triste).
O ideal é procurar um médico ou psicólogo assim que for notada a continuidade das crises de choro. Você pode estar muito estressado e não ter ciência disso, ou estar sofrendo com algum transtorno mental. Esses profissionais podem ajudá-lo a tratar os sintomas bem como a identificar fatores estressores em sua vida.
Segurar o choro com frequência causa instabilidade psicológica, podendo levar a depressão. Em casos mais graves pode levar a doenças autoimunes, asma e até mesmo câncer.
As distrações físicas podem ajudá-lo a não chorar....Foque na respiração.
É um reflexo psicogênico resultante da interaçao entre as áreas do sistema límbico do cérebro que regulam a experiência consciente das emoçoes internas e das respostas fisiológicas. Acredita-se que o choro possibilita o retorno da homeostase do organismo através da liberaçao de neurotransmissores e hormônios.
Ajuda a te acalmar Chorar pode ser um dos seus melhores mecanismos para o auto-controle e para você conseguir se acalmar sozinho. Os pesquisadores descobriram que o choro ativa o sistema nervoso parassimpático, e ele ajuda seu corpo a descansar e digerir as coisas. Os benefícios não são imediatos, no entanto.
Diga a ela que está aqui para ajudá-la, mas não force a situação. A ideia de ajuda que ela tem pode ser simplesmente ter alguém com quem conversar. Ouvir com frequência é a melhor forma de ajudar a confortar uma pessoa. Faça perguntas abertas quanto à possibilidade de ajudá-la.