Estrutura do aparelho genital masculino que tem por função coletar e armazenar os espermatozóides produzidos pelos testículos.
O epidídimo é um duto longo e fino que fica localizado posteriormente ao testículo. A sua função é a de coletar e armazenar os espermatozoides produzidos pelos testículos, até a sua liberação.
Tratamento. A epididimite e a orquiepididimite são normalmente tratadas com antibióticos por via oral, repouso no leito, analgésicos e aplicação de bolsas de gelo sobre o escroto. A imobilização do escroto por meio de suporte atlético diminui a dor provocada por pequenas protuberâncias recorrentes.
A orquite é geralmente causada por um vírus. O testículo incha e fica dolorido. A orquite é diagnosticada por meio de exame médico e exame de urina. O tratamento da orquite inclui repouso no leito e medidas para aliviar a dor.
Os principais sintomas relacionados à inflamação causada pela orquite nos testículos são:
Criptorquidia. Uma condição médica na qual um ou os dois testículos tiveram uma descida incompleta para a bolsa escrotal antes do nascimento do homem, ficando na região abdominal ou no canal inguinal.
Os motivos que impedem a fertilidade são diversos: a má formação das células reprodutivas masculinas, a baixa concentração delas no espermograma ou problemas como a varicocele, que aumenta a temperatura dos testículos provocando a desnaturação dos espermatozoides.