“Evoé!” era o que gritavam os participantes dos bacanais como forma de invocar Baco (ou Dioniso, para os gregos), deus do vinho e das festas. As bacantes – ou mênades, mulheres devotas do deus – entoavam “Evoi! Evoi!”. Assim, brindes e gritos permeavam essas orgias ritualísticas.
De sabugal, 'terra abundante em sabugos'. Tem os derivados Sabugais, Sabugo, Sabugosa, Sabugueira, Sabugueiro e Sabugueses.
Nas histórias de Monteiro Lobato sobre o Sítio do Picapau Amarelo, o Visconde de Sabugosa é muito culto e representa os intelectuais. O Visconde de Sabugosa é um dos principais personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
Visconde já foi vivido por muitos atores, os das primeiras séries em preto e branco, são pouco conhecidos hoje em dia. ... Na série mais famosa produzida pela Rede Globo em 2001, o Visconde ganhou vida com mais três atores, o primeiro deles foi Cândido Damm, que fez o personagem entre 2001-2004.
Visconde. Foi feito de um sabugo de milho, com umas palhinhas no pescoço, usa cartola na cabeça e tem um sinal de coroa na testa. Por isso é o Visconde de Sabugosa. Um verdadeiro sábio.
Ele é o super sabichão do Sítio. Erudito e atrapalhado, vive na biblioteca entre os livros, pesquisando e estudando sobre vários assuntos ou então fica em seu laboratório, localizado no porão da casa de Dona Benta, onde dá margem à sua criatividade para construir invenções.
- Respeitável público: aqui tenho comigo a mais prodigiosa invenção que já se fez neste mundo: o Periscópio do Invisível, ou o instrumento que nos permite ver as mil coisas invisíveis que nos rodeiam – e começou a desembrulhar o pacote. Saiu uma caixa de papelão.
Monteiro Lobato
André Valli, nascido Joaquim dos Santos Bonifácio, (Recife, 12 de julho de 1945 — Rio de Janeiro, 20 de junho de 2008) foi um ator brasileiro. Ficou conhecido por interpretar por dez anos o Visconde de Sabugosa, personagem do Sítio do Picapau Amarelo, na adaptação feita pela TV Globo nas décadas de 70 e 80.
Morreu por volta das 5h desta sexta-feira (20), aos 62 anos, o ator André Valli, que interpretou durante 10 anos o Visconde de Sabugosa, um dos personagens mais marcantes do "Sítio do Pica-Pau Amarelo".
Cesar Cardadeiro foi o primeiro Pedrinho da segunda versão do 'Sítio do Picapau Amarelo'. Na foto, o ator aparece ao lado de Isabelle Drummond, Lara...
Ele foi o Pedrinho entre os anos de 1981 e 1984. Depois de dar vida ao personagem de Monteiro Lobato, chegou a ganhar um papel na novela “Bambolê” (1987), mas atualmente vive longe das câmeras.
Em abril deste ano, Dirce também precisou ser hospitalizada após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). A atriz ficou mais conhecida por ter interpretado a primeira Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo, em 1977, e uma das irmãs cajazeiras da novela O Bem-Amado, de Dias Gomes.
Personagens primários Boneca falante é a irreverência em pessoa. Está sempre tendo ideias, é crítica, tagarela e mandona, com um gênio para lá de forte que causa as maiores confusões. Pedrinho: primo de Narizinho e neto de Dona Benta, vive na cidade. É corajoso, esperto, sempre tem espírito de líder e sempre valente!
Sua roupa é vermelha e amarela, tem cabelo curto da mesma cor da sua roupa. Emília representa uma criança, logo, sua personalidade remete à uma criança. Por vezes é falante, teimosa, alegre e curiosa. Conforme mencionado anteriormente, Emília faz parte da história 'O Sítio do Picapau Amarelo'.
A personagem da literatura de Monteiro Lobato foi destaque na carreira de Isabelle Drummond na televisão. A boneca de pano Emília do Sítio do Picapau Amarelo, vivida pela atriz Isabelle Drummond no início de sua carreira, está de volta à televisão, dessa vez na novela das 19h, Verão 90.
Emília. É uma boneca de pano feita pela Tia Nastácia, com olhos de retrós preto, sobrancelhas lá em cima. Era muda até que engoliu a pílula da fala inventada pelo doutor Caramujo. A partir daí, fala como uma matraca.
Yvonne Migliaccio