Qual O Objetivo De Estudo Da Disciplina?

Qual o objetivo de estudo da disciplina

Quem está fazendo o trabalho de conclusão de curso (TCC) ou o projeto de pesquisa para ingresso no mestrado precisa se preocupar com a definição do objeto de estudo. Esse elemento responde a pergunta: o quê você deseja investigar?

Um curso de Metodologia Científica deve se propor a desenvolver a capacidade de observar, selecionar e organizar cientificamente os fatos da realidade. A disciplina Metodologia Científica, que se expressa na composição da metodologia do trabalho científico e da metodologia da pesquisa, deve ser uma matéria instrumental a serviço de uma proposta de trabalho universitário. Enfim, por meio da Metodologia Científica a cria-se ou estimula-se o desenvolvimento do espírito crítico e observador do aluno, além da disciplina nos estudos, para que ele possa ver a realidade com toda sua nudez, analisando-a e refletindo sobre a luz de concepções filosóficas e teóricas. (BARROS; LEHFELD, 2014).

O que é ensino de Libras?

Até pouco tempo atrás, a única instituição que formava profissionais para o ensino de Libras era a FENEIS, a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. Ou seja, não existem muitos deles qualificados disponíveis no mercado, e nem interesse por parte das escolas em capacitar os educadores que já fazem parte de suas equipes. De qualquer forma, é essencial que exista uma formação contínua de professores e intérpretes especializados no ensino de Libras.

Metodologia é o estudo analítico e crítico dos métodos de investigação e de prova. A Metodologia não é, senão, uma reflexão sobre a atividade científica que está sendo desenvolvida para obter, em determinado momento, um retrato dessa atividade – retrato esse que deferirá de acordo com a Ciência sobre a qual estamos refletindo. (DENCKER; VIÁ, 2001).

Qual a importância da Metodologia Científica?

Qual a importância da Metodologia Científica?

O acadêmico precisa se conscientizar, que, para ampliar o conhecimento pela pesquisa ele precisa desenvolver o hábito de estudar com muita dedicação, esforço, determinação e comprometimento. Sendo assim, diariamente ler e escrever leva-nos a sermos consumidores do conhecimento nos dá a chance de competirmos com mais segurança naquilo que desenvolvemos. (TEIXEIRA, 2010).

No tocante a pergunta dos atuais conhecimentos sobre os objetivos da Metodologia Cientifica, obtivemos as seguintes respostas: nenhum dos graduandos disse não ter conhecimento, 75 (68%) apontaram ter conhecimento regular, 34 (31%) tem bom conhecimento e 1(1%) demonstraram excelente conhecimento. Diante das respostas fica evidenciado a contribuição e esclarecimento que a disciplina de metodologia cientifica contribuiu na trajetória da graduação.

Com relação a importância da disciplina Metodologia Científica, ela é baseada na apresentação e no exame de diretrizes aptas a instrumentar o universitário no que tange ao estudo e ao aprendizado. Para os autores, mais valem o conhecimento e o manejo dessa instrumentação para o trabalho científico do que o conhecimento de uma série de problemas ou o aumento de informações acumuladas sistematicamente. Acreditam que a importância está voltada para assessorar e colaborar com crescimento intelectual do aluno e para a formação de um compromisso científico diante da realidade empírica. (BARROS; LEHFELD, 2014).

Objeto de estudo X tema de pesquisa?

TEIXEIRA C. A. D. A Formação Continuada de Professores e a Educação Inclusiva. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Soraia Apoleão Reitas.2003.

Os conhecimentos relativos ao senso comum são diferentes do conhecimento científico, mas nem por isso menos próprios à vida. Senso comum significa aqui, certamente, não somente aquela capacidade universal que existe no sujeito, mas, de modo simultâneo, o senso que institui comunidade. O desenvolvimento deste senso comum é, por isso, de decisiva importância para a existência (GADAMER, 1998).

A Metodologia Cientifica é a disciplina que confere os caminhos necessários para o auto aprendizado em que o aluno é sujeito do processo, aprendendo a pesquisar e difundir o conhecimento obtido. A metodologia corresponde a um conjunto de procedimentos a ser utilizado na obtenção do conhecimento. É a aplicação do método, por meio de processos e técnicas, que garante a legitimidade científica do saber obtido. Ela estuda os métodos científicos sob os aspectos descritivos e da análise crítico-reflexiva. A metodologia é, pois, o estudo da melhor maneira de abordar determinados problemas no estado atual de nossos conhecimentos. Não procura soluções, mas escolhe maneiras de encontrá-las, integrando o que se sabe a respeito de métodos em vigor nas diferentes disciplinas científicas ou filosóficas. (BARROS; LEHFELD, 2014).

Quais são os objetivos da Metodologia Científica?

Quais são os objetivos da Metodologia Científica?

______, M. J. F. A Metodologia da Pesquisa Científica como ferramenta na Comunicação Empresarial. Artigo, 2009. Disponível em: <http://www.comtexto.com.br/2convicomcomunicaMariaJoaquina.htm>. Acesso: 05-04-2011.

No Resumo – 90 (82%) dos acadêmicos demonstraram não ter conhecimento ao ingressar no curso, 20 (18%) tinha conhecimento regular e nenhum se manifestou ter bom ou excelente conhecimento. E assustador que 82% dos acadêmicos não tínhamos conhecimento científico na elaboração de resumo antes de cursar o ensino superior. Como educadora vejo que isso é grave, pois o resumo é uma atividade didática bastante pedida pelos professores de inúmeros cursos de graduação. João Bosco Medeiros define resumo como sendo uma apresentação sintética e seletiva das ideias da obra, ressaltando a processão e a articulação delas. (21) Já a ABTN (22) conceitua resumo como apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.

A pesquisa e a investigação são importantes, o resultado deste ato é ter informação ou noção adquirida pelo estudo é ampliar a instrução e conhecimento. O saber inclui, descrição, hipóteses, métodos, conceitos, teorias, princípios e procedimentos. (FERREIRA, 2011).

1. INTRODUÇÃO

Muitos pessoas já pesquisaram sobre o seu tema. É absolutamente normal. Isso não significa que os resultados finais sejam iguais. Inclusive, você pode ter o mesmo objeto de estudo e a abordagens totalmente diferentes.

O início da investigação e ou pesquisa é muito significativo, pois, possibilita o aluno fugir do senso comum para abrir espaço para novas ideias e não só trabalho copiado como afirma Pinto (2009, p. 01) “vivemos o fenômeno do aluno-copista, que reproduz na sua pesquisa aquilo que outros disseram ou escreveram, tendo como base os valores pessoais, de crítica ou apreciação” o tão falado plágio.

Muitas vezes, o ensino de Libras é feito na forma de cursos isolados ou desvinculados das instituições educativas. Então, eles acabam sendo mais superficiais, se resumindo ao ensino do vocabulário básico e estruturas gramaticais simples.

5. IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA DA PESQUISA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Portal. Periódicos. CAPES: o portal brasileiro da informação. Disponível em: <http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/ index.jsp>. Acesso em 30-05-2019.

O ensino de Libras muda de acordo com quem está aprendendo. Por exemplo, ensinar a Língua Brasileira de Sinais para uma pessoa surda será muito diferente do que ensinar o idioma para uma pessoa ouvinte. De qualquer forma, os educadores devem sempre ter em seu planejamento didático estratégias variadas que foquem na modalidade visual do ensino. 

Quando se faz o afunilamento do assunto da investigação, o pesquisador obtém o seu objeto de estudo. O objeto é mais restrito do que o tema delimitado e oferece um direcionamento sobre o que será estudado.

3. A METODOLOGIA E O CONHECIMENTO: ENTRELAÇOS

Pesquisadora. Mestra em Direito pela UFSC. Acredita que conhecimentos acadêmicos só servem se ultrapassarem os muros das universidades e que conhecimento bom é conhecimento compartilhado e construído por todas as pessoas.

O conhecimento denominado popular ou vulgar corresponde ao conhecimento espontâneo que se conquista no contato que se tem com pessoas e objetos, podendo ser culturais, pelas experiências que são aceitas com passividade. “Essa variedade de saber acompanha a vida cotidianamente sem atentar-se com métodos e sem possibilitar o sujeito fazer reflexão”. (BABINI, 1957 p.21).

Vale dizer que, independente da metodologia que seja escolhida, criar um programa de ensino de Libras é algo que exige bastante planejamento. É preciso contar com os profissionais certos que tenham experiência na área, além de treinar e educar toda a equipe para que aprenda a trabalhar com Libras e com alunos surdos.

Dicas para delimitar o seu objeto de estudo

Dicas para delimitar o seu objeto de estudo

Mas é isso mesmo: a metodologia é uma “ciência que estuda os métodos aos quais ela mesma recorre” (Dicionário Houaiss). De acordo com a lógica, ela estabelece métodos específicos de investigação, pesquisa e estudo. Metodologia, portanto, pode ser definida como uma sistematização para alcançar um resultado.

Outro representante da ciência foi Platão nasceu em Atenas, Grécia, aproximadamente em 427 a.C. Seu nome era Arístocles. Sendo que Platão é apelido e, conforme, referências da época, tendo referência ao porte físico do filósofo (em grego, platôs significa precisamente “amplitude”, “largueza”, “extensão”) (REALE & ANTISERE, 2003).

BRASIL. Ministério da Educação. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n. 9.394, de 1996. Brasília: Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicação, 1997.

Onde há direito fatalmente há dever?

O Dever Jurídico Subjetivo: dever e obrigação – corresponde ao sentido oposto de direito subjetivo. ... O direito objetivo garante o exercício do direito subjetivo, que gera o dever jurídico. ONDE HÁ DIREITO, FATALMENTE, HÁ DEVER.

Onde o direito se origina?

A palavra direito se origina do latim directum, que significa o que está conforme à regra. Vem dos romanos antigos e é a soma da palavra DIS (muito) + RECTUM (reto, justo, certo). ... 2), analisando o conceito de direito, considera que o homem não existe sem o direito e o direito não sem existe sem o homem.

Quais são os direitos e deveres humanos?

Os deveres do cidadão

  • Escolher os governantes do país;
  • Cumprir todas as leis e a Constituição;
  • Proteger o meio ambiente e todo o patrimônio público e social do Brasil;
  • Respeitar os direitos das outras pessoas;
  • Fazer as contribuições tributárias e previdenciárias devidas;
  • Educar e proteger os seus semelhantes; e.

Qual a importância dos direitos humanos na vida das pessoas?

Partindo desta análise, pode-se afirmar que os direitos humanos são os direitos e liberdades básicas que devem gozar todos os seres humanos, pressupondo o acesso às condições elementares para o gozo de uma vida digna, além de garantir a liberdade de pensamento e de expressão e a igualdade perante a lei.