EQST

O Que Y Invertido De Ennis?

O que é Y invertido de Ennis?

Y INVERTIDO DE ENNIS (RO) Representa interseção do assoalho da fossa nasal com a parede anterior do seio maxilar. Consiste em uma estrutura meramente radiográfica em decorrência de efeito de projeção.

Qual estrutura é considerada Radiopaca na maxila posterior?

Aspecto radiográfico: O processo pterigóide apresenta-se como uma área radiopaca retangular posterior ao túber da maxila. É observado em radiografias panorâmicas. Descrição: O palato duro é uma lâmina óssea que separa a cavidade nasal da cavidade bucal.

Quais termos são utilizados para diferenciar os tons de cinza em RM?

RM do cérebro Lembre-se que, de maneira geral, em uma RM em T1 os fluidos são escuros e a gordura é clara, enquanto que em T2, tanto a gordura quanto os fluidos são claros. Então: Em T1, o córtex é cinza, a substância branca é cinza clara, o LCR é preto e a medula óssea dentro dos ossos é branca.

O que é Radiopaco e Radiolucente?

A variação de densidades, das mais densas para as menos densas, é representada por metais branco (radiopaco)], córtex do osso (menos branco), gordura (cinza), músculo e líquidos (cinza bem mais escuro) e ar ou gás preto (radiolucente)].

Como ler uma radiografia de tórax?

Uma radiografia do tórax ou Raio X (RX) do tórax é um exame que serve para auxiliar o médico no diagnóstico ou avaliação da reposta aos tratamentos em várias patologias (doenças), como por exemplo a pneumonia, tuberculose, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), fraturas, entre outros.

Qual exame é mais completo tomografia ou ressonância?

O mais comum é que seja solicitado a tomografia para avaliação de casos mais simples. Já a ressonância é importante para diagnósticos mais complexos, uma vez que ela faz uma investigação mais detalhada.

Qual exame é melhor tomografia ou ultrassom?

Visualizar alguma região do corpo com mais precisão. A tomografia segue um conceito similar ao da ultrassonografia. Entretanto, o exame de imagem utiliza o raio-X para coletar imagens para serem processadas pelo computador. As imagens podem ser tanto de ossos do corpo quanto de órgãos e tecidos.

Qual a diferença de uma ressonância e uma tomografia?

Ambos os exames oferecem imagens precisas, mas a tomografia oferece imagens horizontais e em 3D, enquanto a ressonância permite ver planos frontais e oblíquos. É comum que a tomografia seja solicitada em casos mais simples, e a ressonância quando há necessidade de diagnósticos mais complexos.

Qual é a diferença entre tomografia e ressonância magnética?

Embora ambos os exames possam utilizar o contraste, uma diferença entre tomografia e ressonância é a natureza das substâncias que são empregadas com mais frequência. Na tomografia, o mais comum é utilizar o contraste iodado (com iodo), enquanto na ressonância se dá preferência para contrastes à base de gadolínio.

Quais as contra indicações da ressonância magnética?

CONTRA-INDICAÇÕES ABSOLUTAS PARA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA ou seja, NÃO PODERÃO realizar o exame de forma alguma:

  • Aparelhos Auditivos não removíveis.
  • Bombas de infusão (Inclusive implantáveis)
  • Cápsula endoscópica.
  • Cateter de SWAN-GANZ e outros com eletrodos.
  • Clamp Carotídeo do tipo POPEN-BLAYLOCK.

Quem usa Marca-passo pode fazer ressonância magnética?

A relação entre ressonância magnética e marcapasso é muito delicada. Estudos médicos estimam que mais de 50% dos pacientes portadores de marcapasso tenham indicação para exame de ressonância magnética devido a comorbidades. O método é indicado no diagnóstico de doenças neurológicas e degenerativas.