O líquido corporal total esta dividido em 2 grandes compartimentos: o líquido extracelular e o líquido intracelular. O líquido extracelular por sua vez é dividido em: líquido intersticial e plasma.
Constituintes dos líquidos Extracelular e intracelular Constituintes do líquido intracelular É separado do líquido extracelular por uma membrana muito permeável à água, mas não é permeável a grande maioria dos eletrólitos existentes no corpo. ... Principais cátions e ânions dos líquidos intracelular e extracelular.
Seu constante equilíbrio deve-se a rápida passagem da água através da membrana plasmática, ou seja, a concentração do soluto fica maior em um devido compartimento, daí haverá o tráfego de água nele, como tentativa de equilibrar e/ou manter o equilíbrio osmótico.
A pressão hidrostática é uma força exercida pelos líquidos que tende a expulsar o líquido de seu compartimento. A pressão oncótica é uma força que atrai água para o compartimento. Ambas as pressão existem nos dois compartimentos: intravascular e intersticial.
Aumento da pressão Hidrostática Capilar Isso faz com que líquidos se acumulem no interstício, sendo uma causa para a ocorrência de edema. O líquido, que fica retido no interstício, é um líquido de baixa densidade, pobre em células e proteínas, e rico em água.
§ 1º - Interstício é o período mínimo de serviço, em cada posto, necessário para que a oficial adquira os conhecimentos e a experiência desejáveis para o desempenho das funções dos cargos militares do posto superior.